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Por que você deve atualizar quem são suas personas?

07_03 II.fw Já explicamos aqui no blog o que são personas e porque elas são tão importantes para sua empresa, você pode conferir o artigo clicando aquiMas o foco do post de hoje é: por que devemos sempre atualizar nossas personas? O objetivo de criar uma persona para sua empresa é justamente ter um modelo de cliente ideal e a partir dele montar suas estratégias. Conhecendo o comportamento, objetivo, motivação e expectativas do seu cliente, as estratégias são melhores desenvolvidas e os clientes tem melhor experiência de usuário.  

Por que atualizar as personas?

Com a evolução das empresas e o surgimento de novas tecnologias, além do aumento da concorrência, os clientes tendem a mudar seu comportamento e a buscarem novos objetivos. Se o seu modelo de persona não for atualizado junto com a empresa e com o mercado, suas estratégias tendem a serem menos funcionais. Se você percebeu que suas personas já não condizem tanto com a empresa como no começo, é hora de rever quem são seus clientes ideais! Além de focar no cliente, a atualização de personas também é necessária quando são feitas mudanças na empresa. É preciso avaliar cada mudança e o quão significativa foi para a partir daí traçar um novo perfil de persona.  

Como saber se devo atualizar minhas personas?

-Mudanças na empresa

Sua empresa mudou? Suas ofertas e objetivos de negócios continuam as mesmas ou houve uma mudança significativa? A concorrência mudou? As ofertas dos concorrentes tem um impacto direto em seus clientes sobre a expectativa do produto, o que pode influenciar no comportamento do público-alvo. Essas são algumas perguntas base para saber se suas personas precisam ser atualizadas de acordo com mudanças na empresa ou no cenário competitivo.  

-Base de clientes

Verifique se com o passar do tempo o perfil principal dos seus clientes não mudou. Muitas empresas começam em determinado segmento, mas vão conquistando mais clientes e tendo que atender outros segmentos não esperados. Com isso, necessidades e comportamentos do público-alvo precisam ser atualizados.  

-SAC da empresa

O SAC tem um contato direto com seu cliente e sabe quais são as reclamações mais comuns. Converse com sua equipe de suporte e conheça as maiores insatisfações dos clientes e até mesmo sugestões. Isso ajudará tanto a melhorar o perfil da sua persona quanto a indicar os pontos que sua empresa deve aperfeiçoar.   Esses são alguns dos fatores que podem  ajudar a saber se sua persona deve ser atualizada ou não, mas você sempre pode explorar mais. Faça pesquisas com seus clientes e conheça melhor seu público-alvo, lembrando sempre que se deve ter bom senso e não invadir o espaço do cliente.  

Com que frequência as personas devem ser atualizadas?

Não há uma regra nem cronograma a ser seguido para saber exatamente de quanto em quanto tempo as personas devem ser atualizadas, isso depende da necessidade de casa empresa. Ainda assim, seguem algumas dicas: *Segundo pesquisa realizada pela Nielsen Norman Group sobre a frequência de atualização das personas, a maioria dos entrevistados costuma fazer essa revisão de uma vez ao ano até uma vez a cada quatro anos. *Apesar de não haver uma regra, não é recomendável passar mais de cinco anos sem fazer a atualização de personas, pois as chances das necessidades do seu público-alvo terem mudado são bem altas.   E você, com que frequência faz atualização do perfil de suas personas? Deixe sua opinião nos comentários! Abraços e até a próxima! :)   Fonte: https://www.nngroup.com/articles/revising-personas/


7 de março de 2016 Master Administrador Marketing, Relacionamento com o cliente

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