Mercado de turismo – Você sabe o que está por trás da compra de bilhete e pacotes? | Parte II
Semana passada fizemos a primeira resenha para você entender melhor o mercado de turismo, onde você conheceu os principais atores do setor de turismo e na resenha de hoje você vai saber quais são as principais entidades que atuam no mercado de turismo e como elas funcionam.
Entidades do setor
GDS ou Global Distribution System
São empresas, apenas 3 relevantes na verdade, que possuem um sistema conectado a quase todas as companhias aéreas e hotéis do mundo.Imagine o mundo a 30, 40 anos atrás quando as redes de computadores mal tinham sido inventadas, quem dirá internet, no entanto, a aviação comercial já prosperava e as companhias aéreas precisavam vender seus assentos. Imagine a vida do agente de viagens que precisava vender um bilhete a um passageiro de São Paulo para Nova Iorque.
Poderia comprar de qualquer companhia, mas teria que consultar um livro (sim, impresso) de tarifas e provavelmente consultar em algum tipo de terminal de comandos, o sistema de cada uma das companhias aéreas para consultar disponibilidades e reservar um assento.
Desta descentralização de conteúdos surgiram os GDSs, curiosamente de dentro das próprias companhias aéreas.
Naquela época, qualquer sistema de comunicação entre computadores era muito caro. Na verdade, qualquer computador era caro. Logo, a criação dos GDSs deu as companhias aéreas e aos agentes de viagens um canal único de compra e venda de passagens aéreas, centralizando os altos custos e distribuindo os terminais a custos baixos a quem necessitava vender.
Os GDSs ganhavam (e ganham) dinheiro até hoje, da mesma forma: cobrando as companhias aéreas por cada segmento de voo reservado, e não estamos falando de pouco dinheiro.
Os GDSs começaram a perder sua participação de mercado, principalmente quando as companhias aéreas perceberam que podiam utilizar uma “nova” rede de distribuição, uma tal de internet, para vender passagens.
A novela que existe hoje sobre este tema seria um tópico por si só, então, paro por aqui no tema, GDS vs Venda Direta.
A função principal do GDS hoje é conectar a agência aos sistemas das companhias aéreas e hotéis de forma on-line. Apesar de não garantir conectividade a todo o conteúdo que a agência de viagem necessita. O GDS é muito importante para reservas internacionais e para TMCs que tenham contratos com parceiras globais que utilizam o GDS para outros fins.
0 comentários