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Marketing boca-a-boca – o que as pessoas estão falando sobre sua empresa de viagens?

28_9 II É característico do ser humano a troca de ideias, a comunicação intensa - seja ela na fila do ônibus, no trabalho ou pelo WhatsApp. Falam sobre o tempo, sobre o futebol, sobre o fim de semana, sobre política, enfim - é natural do homem a necessidade de trocar e compartilhar experiências. O marketing boca a boca é isso - é a conversa que rola solto na mesa do bar, nos grupos do Facebook, na fila do pão, e etc. Quantas vezes você já se deparou com uma conversa informal onde alguém contou sobre algo que comprou e gostou, e acabou indicando o local de compra a alguém? É muito comum as pessoas reclamarem de compras de viagem feitas pela internet pela falta de informações que o serviço oferece, mas vira e mexe alguém encontra um e-commerce de turismo que atende a todas as necessidades do viajante, e indica a agência a algum amigo - é assim que o marketing boca a boca funciona. Antigamente este tipo de comunicação acontecia sempre de um para um - e hoje, com o aumento da conectividade, esta proporção perdeu o controle, podendo se espalhar rapidamente em uma escala que é difícil medir. Sua empresa de viagens sabe aproveitar este potencial, afim de inserir sua marca nestas conversas de forma positiva?  

Vantagens

Como falamos, se antes a comunicação acontecia de 1 para 1, hoje ela vai de 1 para um número “infinito”, dependendo somente de quantos amigos tem em suas redes sociais, grupos de Whatsapp e demais canais. Hoje, o poder da reputação das marcas está nas mãos do consumidor - quantas vezes você já viu alguém reclamando ou elogiando um produto ou serviço em sua página no Facebook? Dependendo da proporção e do tamanho do alcance, a reclamação é revertida e o consumidor consegue fazer valer seus direitos, afinal, para a marca, não se trata somente de uma venda perdida - trata-se do alcance de um grupo de pessoas sobre uma reclamação a respeito da sua empresa. Cuide dos seus serviços para que as pessoas falem bem do seu atendimento, do seu pós venda, e etc. Em um mercado onde estamos acostumados a receber somente pelo que pagamos, a empresa que sabe fazer diferente onde a concorrência está errando, com certeza terá uma boa imagem de marca.

O boca-a-boca é confiável


O boca-a-boca ocorre entre pessoas que determinam o que querem compartilhar e em quem querem acreditar, a fim de adquirir informações em sua jornada de compra. O impacto de uma recomendação de uma pessoa de confiança, como um amigo, é muito mais forte do que o de uma mensagem publicitária de uma fonte tendenciosa, ou seja, uma empresa falando sobre ela própria. As vantagens e resultados do marketing boca a boca são inúmeros, e o que pouco se sabe, é como aproveitar este potencial. E você, já pensou sobre o que as pessoas falam a respeito de sua marca de viagens em suas rodas de amigos? Tem algum outro ponto que ache importante acrescentar? Vou ficando por aqui e até a próxima :)


28 de setembro de 2015 Master Administrador Marketing, Relacionamento com o cliente

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