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CRM – QUAL A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NA SUA EMPRESA DE VIAGENS

4_12 II Há algum tempo atrás, já falamos um pouco sobre CRM como vocês podem ver aqui . Acredito que todos já estejam familiarizados com o termo, mas para quem não sabe, CRM (Customer Relationship Management) é o famoso marketing de relacionamento, o estreitamento dos laços da empresa com o consumidor.

Por que focar no marketing de relacionamento?

Um exemplo simples: quando nós vamos a uma loja no shopping, queremos ser bem atendidos, certo? Um vendedor que não tem a mínima vontade de atender, que não responde dúvidas, que é seco com o cliente pode gerar muitas reclamações para a empresa. Ele até pode consolidar a venda, mas com certeza o cliente não vai voltar. Você voltaria? Eu também não! O mesmo ocorre na sua agência de viagem: faça sempre com que o seu cliente se sinta único. Pensando nisso, montei um pequeno checklist de como trabalhar o CRM na sua empresa:

Atendimento

Como já citamos, o atendimento é o seu primeiro contato com o cliente. Ainda que seja só uma dúvida, mostre-se sempre prestativo e disposto a ajudar. Se o cliente já está comprando com a sua empresa, utilize aquele cadastro básico de dados como sua ferramenta para explorá-lo e fidelizá-lo depois. Após a compra, deixe claro que qualquer problema você estará lá para resolver e deixe seu cartão com telefone e e-mail. Assim, você deixa o cliente seguro da compra e passa confiança ao mesmo.

Pós-venda e fidelização

O intuito de muitas empresas é apenas um: vender. Mas é bom lembrar que somente isso não é sinônimo de sucesso. Do mesmo jeito que o seu cliente pode comprar com você, ele também pode optar pela concorrência se a diferença de preço for mínima. Por que não fazer um pós-venda bacana? Uma singela ligação depois da viagem no caso, ou depois da compra, perguntando se o mesmo está satisfeito com o atendimento ou se tem alguma sugestão pode fazer toda a diferença. Isso irá estreitar o laço da empresa com o cliente e ele se sentirá importante! É assim que na hora de comprar os próximos pacotes para viagens ele não vai se importar de pagar alguns reais a mais se for bem tratado e bem atendido.

Ofereça um diferencial

Já falamos sobre esse ponto, mas é sempre bom lembrar: ter um diferencial é o segredo para conquistar o seu cliente. Às vezes, alguma estratégia muito simples, como um brinde, um calendário enviado no fim do ano, um cartão de aniversário desejando felicidades pode fazer com que você fidelize o cliente por uma vida inteira. E você, qual estratégia de CRM você faz na sua empresa? Deixe sua opinião nos comentários! Abraço e até a próxima! :)


4 de dezembro de 2015 Master Administrador Marketing, Relacionamento com o cliente

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