Como ter um blog de sucesso: Marketing de conteúdo para agências de viagens – Parte II
[caption id="attachment_12661" align="alignnone" width="792"] Como ter um blog de sucesseo[/caption]
No nosso último post, falamos sobre a importância e sobre como ter um blog de sucesso, gerando conteúdo útil e relevante para seu público alvo acompanhar. Falamos também a respeito da escolha do seu domínio, plataforma e hospedagem. Hoje continuaremos o assunto dando dicas sobre layouts, templates, SEO, personas e calendário editorial. Confira!
Layouts e templates
Sabemos que conteúdo é importante, porém, um layout atraente também é parte fundamental na construção do seu blog, e por isso, deve ser escolhido com bastante cautela, afim de que o mesmo consiga ser amigável para atrair o público que sua agência de viagens quer atingir. Para fazer a melhor escolha, atente-se às seguintes questões
Contrato um designer ou compro um tema da internet?
A contratação de um designer para o seu blog, talvez seja, num primeiro momento, um tanto desnecessária. Falo isso porque é um investimento alto, e também porque blogs tem alguns detalhes muito pessoais de marca, que precisariam ser vistos de perto - e dependendo do designer, ele talvez não consiga cumprir tudo o que você precisa para o seu layout. Sobre os temas - acredito eu - que seja sim a melhor opção, pois além da grande variedade de temas disponíveis na internet, você ainda compra por preços bem acessíveis.
Dê uma olhada no Theme Forest, ou no Woo Themes - lá você vai achar opções bem bacanas. Para fazer uma boa escolha, preocupe-se com a facilidade de customização deles, e verifique se eles são desenvolvidos através de um bom sistema de SEO. Verifique também se o modelo do tema está adequado à abordagem de comunicação visual do seu negócio. Procure por temas específicios para blogs corporativos, revista, entre outros grupos.
Criação de personas
Agora que você já tem sua plataforma, domínio, hospedagem e layouts definidos, é hora de definir os públicos para os quais você vai gerar conteúdo. Fazendo isso, você vai conseguir alinhar de forma mais assertiva a estratégia do seu negócio aos objetivos do blog. Para quem não sabe, persona é uma espécie de representação simbólicas dos clientes ideais de uma empresa.
É como se você pegasse todos os clientes para os quais você vende ou gostaria de vender, e os dividissem em grupos, separados por interesses e afinidades. Cada grupo tem um perfil de consumo, necessidades específicas, problemas específicos - e para criar uma linguagem para cada grupo é preciso primeiramente entender bem cada aspecto deles - suas dúvidas, seu poder aquisitivo, suas reclamações, etc.
A criação de personas permite que você crie formas diferenciadas de abordagem para cada grupo, sabendo exatamente qual conteúdo oferecer e para quem oferecer, agindo assim de forma mais assertiva e personalizada.
Calendário editorial e frequência de postagem
Lembrando que o seu blog está começando, que tal começar com a frequência de dois posts por semana? Dessa forma, você terá tempo hábil para pesquisar e fazer a divulgação do blog. Pensando nisso, recomendo que você tenha um calendário editorial, afim de controlar as datas de postagens e os temas do blog, evitando assim criar temas repetitivos. Aqui na Envision nós usamos o Google Calendar para fazer esse controle de publicações.
Para fazer a organização dos textos, usamos o Google Drive, que funciona mais ou menos como um documento do word - porém, pode ser editado online em tempo real, podendo também ser compartilhado com outros usuários. Lá, dividimos os textos em pastas, onde dividimos os textos publicados, os que estão aguardando aprovação e os revisados. E o melhor - tudo isso gratuito pra você. Basta ter uma conta no Gmail para poder utilizar. No próximo artigo da série, falarei sobre como gerar conteúdo atrativo para o seu blog, como adicionar imagens, formatação no WordPress, entre outros tópicos. Até a próxima!
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