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Como gerar leads? – Tudo o que você precisa saber sobre leads – Parte II
Gerando leads
No artigo anterior falamos sobre o que é e para que serve o lead. Se você não viu, confira aqui. Hoje vou falar um pouco sobre algumas formas garantidas de gerar leads.
Gerar leads é a ação de captar a informação de contato de alguém que demonstrou interesse por algo que a sua empresa tem a oferecer.
Mas como captar essas informações?
Na sua empresa ou no seu estande
É a forma com menos recursos, mas eficiente mesmo assim.
Você pode gerar leads disponibilizando fichas para seus visitantes preencherem como um cadastro rápido. Obviamente as pessoas não vão tomar a iniciativa espontaneamente de preencher a ficha.
Você deve ter alguma atitude convidativa para que o visitante se sinta beneficiado em colocar suas informações no papel, como por exemplo, um cadastro para envio de promoções relâmpago da sua agência de viagens.
Só que não é difícil achar gente que não gosta de escrever, e vai fazer o possível para evitar essas fichas. Mas e se você fizesse um pequeno sorteio? Você sorteia um prêmio e aproveita todos as fichinhas depositadas na urna. Ou você acha que nos sorteios eles jogam foram todas as fichinhas e ficam apenas com a do ganhador?
É sempre bom bolar uma forma criativa de convidar as pessoas a deixarem seu contato, principalmente hoje que quase ninguém gosta de escrever.
Captar leads dessa forma tem um gasto financeiro maior quando comparado via web, já que gastamos com papel, tinta, canetas, e também um maior gasto de tempo quando vamos digitar todas as informações pra arquiva-las no PC.
Se você for captar leads em seu estande e quer evitar fazer os visitantes escreverem e evitar os gastos que mencionei, existem os leitores de código de barras ou QR code que capturam as informações do visitante. Nos crachás dos grandes eventos há um código de barras com as informações dos visitantes, o profissional de cada estante pode captar o lead apenas apertando um botão.
Na Web
Na internet você tem possibilidades enormes de gerar leads. A quantidade é tão grande que eu procurei focar apenas nas capturas mais famosas e mais importantes pro profissional de turismo.
Invista em conteúdo
De novo vou falar da importância de gerar conteúdo gratuito e relevante para seu site ou blog.
Quase todas as outras técnicas para gerar leads estão relacionadas a conteúdo como moeda de troca.
Quando você ajuda alguém, essa pessoa vai começar a te acompanhar voluntariamente, e não se importará em deixar o melhor e-mail que ela tiver para receber as suas newsletters com as novidades que você publicou.
Sempre que possível, deixe um campo de captura de e-mail no final ou no meio do conteúdo.
Quando você elabora conteúdo de qualidade, as pessoas vão comentar nele agradecendo ou elogiando. Hoje em dia quase todas as contas estão vinculadas ao Facebook ou e-mail da pessoa, e você tem a opção de interagir diretamente com ela respondendo o comentário que ela fez.
Você também tem a opção da troca: trocar o conteúdo pelo contato da pessoa. Quem costuma baixar e-books e infográficos já sabe do que eu estou falando. Quando você for oferecer algum conteúdo de qualidade e denso, como um e-book por exemplo, você pode colocar um campo de captação de e-mail com a chamada “coloque aqui o seu e-mail e baixe gratuitamente o seu e-book”
A pessoa interessada não vai negar um e-mail e perder a chance de ter gratuitamente o e-book.
Ofereça o objetivo antes do caminho
Oferecer o objetivo final para alguém que o busca matador!
Para usar esse dica, você deve visualizar o objetivo final que a sua empresa oferece e “joga-lo” para o consumidor. Por exemplo, na sidebar do site da sua agência está o seguinte: “insira seu e-mail aqui e tenha as melhores férias da sua vida!”.
Também é muito usada nos momentos de venda direta.
Essa estratégia é chamada de “isca da internet”, e o nome não é pra menos, não?
Promoções, campanha e brindes
Essas estratégias são ótimas quando usadas corretamente!
Anúncios como “se cadastre agora e ganhe 20% de desconto”, “indique um amigo e ganhe” ou “brindes personalizados para os 50 primeiros que participarem” geram uma quantidade enorme de leads!
Usar alguns gatilhos junto com essas estratégias também ajuda bastante. Os mais usados são os gatilhos de urgência e de escassez.
O gatilho mental de urgência faz a pessoa pensar rápido. Ou seja, se ele esperar pra pensar, ou pensar nisso depois ele pode não participar da promoção:
“Brindes personalizados para quem se cadastrar até sábado. Não perca!”
Já o gatilho de escassez faz a pessoa pensar que se alguém chegar primeiro que ele, ele não vai ganhar:
“Promoção válida apenas para os 10 primeiros que se cadastrarem”
Mas esses gatilhos só funcionam quando usados com moderação. Ninguém vai acreditar na sua promoção se você fizer toda hora.
Amostras e demonstrações gratuitas
Quem nunca fez um cadastro online para ganhar uma amostra grátis de alguma coisa?
Tanto quanto promoções e brindes, amostras grátis atraem muitos leads!
Se você tem um hotel, por exemplo, pode oferecer produtos de ameties que usa em seu estabelecimento para os visitantes, em alguma campanha.
“Faça seu cadastro e retire totalmente grátis seu kit”
8 comentários
amei esse conteúdo, até o momento foi o melhor site que encontrei falando sobre esse assunto, muito obrigada
Fico feliz que tenha gostado do artigo.
Abraços! 🙂
Post Maravilhoso, me ajudou muito, parabéns!
Que bom, Ana! 🙂
obrigado Pelas dicas !
Conteúdo de alto valor, obrigado agregou bastante.
Clareou muito minha mente! obrigado
Que bom que gostou Ayla, ficamos felizes em ajudar. 🙂