Análise Swot – Como ela pode ser sua aliada no planejamento estratégico de sua empresa de turismo
Você sabe o que é a análise SWOT e como ela pode te ajudar no planejamento estratégico de sua empresa? No artigo de hoje você vai entender melhor esse conceito e aprender como usar em sua empresa de turismo!
O que é?
Se você não está familiarizado com o termo, a análise SWOT é uma metodologia usada para apontar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa em relação ao mercado, como o próprio nome sugere S(strengths) W(weakness) O(opportunities) e T(threats). Sendo assim, a análise SWOT é um item essencial para um planejamento de sucesso.Como fazer?
A análise SWOT é bastante utilizada no meio empresarial e é bem fácil de fazer! Você pode montar uma planilha simples e apontar tudo o que você encontrar dentre as categorias. Depois de fazer isso, você deve cruzar as informações, que vão facilitar a próxima etapa que é a definição das estratégias. Abaixo segue um exemplo: -Forças x oportunidades: desenvolvimento de vantagens competitivas. -Forças x ameaças: pontos a melhorar na empresa usando vantagens como base. -Fraquezas x oportunidades: pontos que devem ser melhorados para aproveitar melhor as oportunidades. -Fraquezas x ameaças: todos os pontos fracos da empresa que devem ser melhorados.Por que fazer?
Fazer uma análise SWOT de sua empresa pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa de turismo, já que será de grande importância para o planejamento de suas futuras estratégias, como por exemplo:- Aprofunda o seu conhecimento no mercado atual;
- Guia seu planejamento estratégico;
- Ajuda na tomada de decisões;
- Explora outras possíveis soluções;
- Aponta possíveis mudanças
- Otimiza as estratégias
- Organiza os dados coletados.
0 comentários