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As principais etapas de um plano de marketing

Você provavelmente já ouviu falar sobre plano de marketing, mas você sabe de fato para que ele serve e quais são suas etapas? No artigo de hoje vamos falar sobre cada passo necessário para montar seu plano de marketing!

Relembrando: o que é um plano de marketing?

Simplificando, o plano de marketing é um planejamento de ações de marketing da empresa, que visa alcançar um determinado objetivo. Dentre eles pode ser a alavancagem de vendas, aumentar número de clientes, entre outras opções. O plano de marketing é importantíssimo para uma empresa, pois as ações são baseadas em pesquisas e estudos, nada é feito na base do “achômetro”, e sim com planejamento e metas definidas.

1ª etapa: objetivos de marketing

Para dar início a seu plano de marketing, é preciso em primeiro lugar definir qual o seu objetivo! Alguns exemplos comuns são: o aumento das vendas, reconhecimento da marca, reconhecimento de produto ou serviço, ampliação de atuação online etc.

2ª etapa: definição do público-alvo

Após determinar seu objetivo, é hora de definir o público-alvo! Você precisa descrever sua persona fielmente, incluindo seus desejos, medos, objetivos, interesses, hobbies, estado civil, se tem filhos ou não, resumindo: quanto mais detalhes melhor! Essa riqueza de detalhes é importante para você conhecer a fundo seu público, entendendo melhor o que ele procura e assim oferecer um produto/serviço que atenda suas expectativas!

3ª etapa: jornada de compra

Concluídas as primeiras etapas, vamos entender a jornada do consumidor até a compra! Você precisa conhecer qual o “caminho” que seu cliente faz, desde a necessidade, passando pela descoberta de seus produtos e sua empresa até de fato se interessar e consolidar a compra. Para entender melhor como funciona, confira nosso artigo completo sobre a jornada do consumidor até a compra

4ª etapa: mix de marketing

No Mix de Marketing você irá definir as variáveis que serão controladas por você ou pelo seu time de marketing, visando gerar desejo de compra em seu público-alvo. Você irá definir primeiramente os 4PS: produto, preço, promoção e praça. Ao trabalhar com serviços, você também pode acrescentar pessoas, processos e prova física.

5ª etapa: plano de ação

Depois de todas as etapas anteriores serem concluídas, é hora de montar seu plano de ação! Com base nas informações captadas nas etapas anteriores, você irá criar uma lista contendo de 5 a 10 ações de marketing. Não esqueça que essas atividades precisam ser baseadas no seu mix de marketing.

6ª etapa: orçamento e métricas

É necessário definir qual o orçamento disponível para gastar com as ações dentro do período definido para a campanha, permitindo que você tenha um controle nos gastos, evitando prejuízos. Além disso, estabeleça prazos para suas ações e mensure seus resultados, verificando se você está atingindo os resultados esperados. Se você quer entender melhor sobre como criar um plano de marketing para sua empresa, confira nosso artigo sobre o tema   Por hoje vou ficando por aqui! Deixe sua opinião nos comentários. Abraços e até a próxima. :)


18 de março de 2019 Master Administrador Marketing

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