Blog

Um blog com tudo o que você precisa para o crescimento da sua empresa de turismo

Principais pontos de um estudo de mercado

Já falamos aqui no blog a importância de fazer uma pesquisa de mercado (como você pode conferir em nosso artigo completo sobre o tema)! Em nosso post de hoje vamos falar sobre os pontos essenciais para fazer um estudo de mercado!  

Relembrando o que é estudo de mercado

O estudo de mercado diz respeito à pesquisa realizada por empreendedores que estão criando sua empresa ou se situando melhor em seu mercado de atuação. O principal objetivo deste estudo é analisar o segmento de uma empresa em diversos fatores para assim entender melhor seu ramo de atuação e aplicar estratégias com maior precisão!  

1- Segmentação de mercado

Antes de pensar em uma estratégia visando alcançar seu público-alvo, é necessário fazer a segmentação de mercado! Para isso, você dividir o mercado em diversos ambientes (a famosa análise macroambiental), sendo os mais eles: ambiente econômico, ambiente sociocultural, ambiente natural, ambiente tecnológico e ambiente político-legal. Esses ambientes são bem amplos, mas importantes para você saber os impactos que causam no mercado e ter uma visão melhor do que deve se atentar e no que investir sem medo, além de ficar atualizado.  

2- Público-alvo e suas necessidades

Para ter sucesso em seu mercado de atuação é preciso além de definir sua segmentação, entender qual é seu público-alvo e suas necessidades! Você que trabalha há um tempo na área de turismo já deve ter uma média de idade e comportamento, ou até mesmo estudando online é possível ter informações preciosas, mas o ideal seria aplicar uma pesquisa com clientes reais. Se possível, faça um breve questionário e peça para seus clientes responderem, que pode ser oferecido online ou mesmo na agência de viagens. Lembre-se de fazer perguntas pertinentes e não exagere no número de questões para não incomodar o cliente!  

3- Estudo da concorrência

Tão importante quanto estudar o mercado de atuação e o público-alvo é avaliar seus concorrentes! Pesquise a respeito de seus concorrentes diretos e avalie pontos como valores, custo-benefício, agilidade no atendimento ao cliente, verificando quais itens sua empresa possui vantagem e quais são necessários melhorar.   Por hoje vou ficando por aqui! Deixe sua opinião nos comentários! Abraços e até a próxima. :) Fontes: https://viverdeblog.com/estudo-de-mercado/#estudo-de-mercado-elementos  


30 de agosto de 2017 Master Administrador Marketing

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós temos a confiança dos mais diversos clientes.
Junte-se a eles usando um de nossos serviços e expanda seus negócios
fale conosco