Você sabe o que é a matriz BCG?
A chamada de matriz BCG foi criada em 1970 para a consultoria Boston Consultin Group e no artigo de hoje você vai entender porque ela também é útil para sua empresa de turismo!
O que é a matriz BCG?
Em resumo, a matriz BCG é uma ferramenta de marketing que irá ajudar você a classificar os produtos oferecidos em sua agência de viagens! Com ela, você pode verificar a taxa de participação de mercado de cada um dos produtos de sua empresa. Essa análise é importante para que avalie sua estratégia de marketing em relação a fase do ciclo de seu produto, como seus recursos estão sendo investidos e também ao mercado de atuação.Classificando seus produtos
Agora que você entendeu o que é a matriz BCG, é hora de classificar seus produtos! Cada produto tem um ciclo de vida, que se resumem as seguintes etapas:- Introdução: sem lucro, já que as vendas realizadas ainda estão cobrindo as despesas;
- Crescimento: aceitação do mercado e aumento no lucro;
- Maturidade: período em que o lucro se estabiliza (tanto aumentando quanto declinando) já que o produto já foi aceito pelos potenciais consumidores
- Declínio: queda das vendas e consequentemente do lucro
- Estrela: produto que gera um bom resultado, porém é necessário maior investimento.
- Ponto de interrogação: o produto “incógnita”, como o nome sugere. Costumam sera produtos recém-lançados e para saber se mais lucros serão gerados é necessário aguardar mais tempo.
- Vaca leiteira: produtos que possuem alta participação no mercado, com baixos investimentos e um bom lucro. O produto “de prateleira”, que dá bons rendimentos e praticamente se vende sozinho.
- Abacaxi: produtos que precisam ser reformulados ou até retirados do portfólio, já que não rendem lucros e só demandam investimentos sem retorno.
0 comentários