Métricas de vaidade X KPIs – Entenda a diferença e conheça os principais KPI’s para avaliar o desempenho de seu negócio
Você sabe o que são métricas da vaidade? E KPI’s? No artigo de hoje você vai entender o conceito de cada um deles e entender suas principais diferenças!
O que são métricas de vaidade?
Métricas da vaidade, como o próprio nome sugere, dizem respeito a métricas apenas numéricas mas sem valor real. Por exemplo: ao fazer uma nova publicação na fanpage de sua empresa de turismo e ela atinge a uma marca de incrível de likes! Isso sem dúvidas é relevante para filtrar quantas pessoas tem interesse em suas publicações e consequentemente produtos, mas o número de likes não indica realmente o sucesso ou fracasso de uma estratégia. Alguns outros exemplos de métricas da vaidade são o número de pessoas que curtem sua fanpage, seus seguidores no Instagram, número de visitas em seu e-commerce.O que são KPI’s?
Uma métrica é apenas um valor a ser medido, não influenciando diretamente na tomada de decisão, enquanto um KPI (Key Performance Indicator) tem como objetivo principal avaliar o desempenho, seja um site, uma equipe, uma empresa, uma estratégia, etc. Sendo assim, uma métrica pode ser um KPI, já um KPI não é necessariamente uma métrica. Isso porque, a partir do momento em que a métrica se torna um elemento relevante para tomar uma ação, ela passa a ser um KPI.Por que métricas da vaidade não são relevantes?
Como falamos no começo do texto, as métricas da vaidade não devem ser ignoradas, mas não são um real parâmetro para avaliar se sua estratégia está sendo funcional ou não. Por exemplo, seu site recebeu um número incrível de visitas, mas isso pode estar relacionado a uma mudança no layout da página, ou até mesmo resultado de um maior investimento em anúncios. Seu site ter recebido um número maior de visitas sem dúvida é ótimo! Mas se isso não refletir no aumento de suas conversões, seja em vendas ou captação de leads, não é uma métrica de relevância.Quais KPI’s são essenciais para avaliar seu negócio de turismo?
Existem alguns KPI’s que são essenciais para avaliar seu negócio de turismo! São eles:- Faturamento do seu negócio;
- Número de clientes;
- ROI;
- Número de conversões
0 comentários