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As principais métricas do Google Analytics

05_08 II.fw Você já utiliza o Google Analytics? Ele nada mais é do que um serviço gratuito que é oferecido pelo Google, o qual você pode cadastrar o site/blog de sua empresa e a partir disso verificar o SEO do seu site, de acordo com as principais métricas. Alguns empresários ainda se concentram no que chamamos de métricas da vaidade, ou seja: curtidas, comentários, compartilhamentos etc, e sem dúvida elas são importantes, mas você sabe quais são as principais métricas que realmente informam o desempenho do seu site? No post de hoje trouxemos as cinco principais métricas do Google Analytics para que você possa ficar de olho e avaliar melhor a performance do seu site de acordo com o acesso dos usuários! São elas:

1- Fontes de tráfego

Você sabe de onde vieram os usuários que estão acessando seu site? As fontes de tráfego pelas quais os internautas acessam seu site podem ser por meio de mecanismos de busca (tráfego de pesquisa e tráfego pago), mídias sociais, campanhas de e-mail marketing, tráfego direto e referências em outros sites (referral). Tráfego de pesquisa: quando o internauta faz uma pesquisa em um site de busca (como o Google, Yahoo, Bing etc) e encontra o seu site nos resultados de busca orgânica. Tráfego pago: também por meio de resultados de pesquisa em sites de busca, porém com o diferencial de seu site ter sido encontrado por meio de um anúncio pago. Mídias sociais: tráfego gerado por meio das das redes sociais. É possível verificar no Google Analytics quais mídias sociais atraem mais usuários para seu site! E-mail marketing: tráfego gerado por meio de campanhas de e-mail marketing. Tráfego direto: quando o usuário acessa a URL direta do seu site/blog no navegador. Referral/ referências: quando algum outro site menciona o seu e há um link direcionado, que quando o usuário clica, é encaminhado para seu site.

2- Páginas mais visitadas

Por meio do Google Analytics você pode saber quais são as páginas que atraem mais cliques! Ter essa informação é essencial porque, ao verificar o assunto dos páginas mais acessadas é possível mapear o interesse do público, e assim elaborar mais publicações relacionadas ao tema.

3- Número de usuários

Nem precisamos citar o quanto é importante que você saiba o número de pessoas que acessam seu site diariamente. Além disso, o Google Analytics identifica quais são os usuários ativos e os que estão visitando sua página pela primeira vez.

4- Taxa de rejeição

A taxa de rejeição do seu site diz respeito a usuários que acessaram apenas uma página e abandonou o site, sem interagir com as demais, e isso pode ser devido ao design e usabilidade do site também, como falamos algumas vezes aqui no blog. Para diminuir o índice de taxa de rejeição, uma opção é relacionar links internos dentro de suas próprias páginas.

5- Tempo de permanência do usuário

Você sabe quanto tempo em média cada usuário gasta acessando seu site? O Google Analytics também calcula o tempo de permanência que o internauta passa no seu site, seja acessando diversas páginas ou apenas uma. E você, já usa o Google Analytics? Por hoje vou ficando por aqui! Deixe sua opinião nos comentários! Abraços e até a próxima. :)


5 de agosto de 2016 Master Administrador Marketing

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