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Viagens corporativas e a mudança no formato de atendimento ao turista de negócios

9_10 II Como sabemos, estamos vivendo em tempos de crise, e um dos setores que estão sofrendo pouco com o período é o setor de turismo, que mesmo com o dólar lá em cima, é um segmento que continua aquecido. Eventos como as Olimpíadas e a visibilidade adquirida com a Copa do Mundo vêm atraindo mais gente de fora para o Brasil. Só em 2014, o empresas como agências de viagem, hotelaria e empresas aéreas gerou um montante de R$200 bilhões, 14,5% a mais que 2013. A expectativa para este ano é de 10% em relação a 2014, um pouco menos, mas em vista do período de crise, ainda é um número bom. Só o mercado de viagens corporativas correspondeu a R$14,9 bilhões deste valor, o que mostra que este segmento vem crescendo a passos largos. Observando este aumento, instituições como Mice Brasil Consulting e Embratur começaram a realização de workshops de capacitação em vários municípios, afim de preparar o trade para recepcionar este público, melhorando o atendimento do setor hoteleiro, o comércio, guias, cias aéreas, e etc. Este público busca um atendimento diferenciado em vista do seu alto poder aquisitivo, e a empresa de turismo que souber enquadrar sua equipe no formato ideal do turista de negócios, com certeza sairá na frente.

O perfil do turista de negócios

De acordo com uma matéria divulgada pelo Mundo do Marketing, estes eventos já vem sendo realizados em alguns locais inusitados, como Ilhabela, que é um ponto característico de lazer, e já recebeu um congresso de Medicina há um tempo atrás. Lembrando que o turista de negócios é um tipo de cliente mais exigente, pois muitas vezes estão viajando porque foram premiados por alguma ação em sua empresa, o desafio aqui é atender as expectativas dele, fazendo com que ele tenha experiências incríveis e satisfatórias. Este grupo de turistas é, em sua maioria formado por pessoas cultas e elitizadas, exigindo vivenciar a cultura local por meio das experiências oferecidas pelos hotéis, agências e guias de viagem. Ofereça a eles roteiros inusitados, com temas sociais, educativos e relacionados à empresa e/ou cargo que ele ocupa dentro da empresa que lhe possibilitou a viagem. Elza Tsumori, consultora associada da Mice Brasil afirma que algumas vezes há procura por parte dos turistas de negócios para visitar locais que não estão nos roteiros comuns - e cabe aos agentes e demais responsáveis saberem lidar e se adequar a isso. As aulas e cursos de capacitação oferecidos pela Embratur já são direcionadas para esses perfis, de modo a gerar insights de procutos e serviços personalizados para este cliente tão especial. E você, já pensou em ter algo personalizado para os seus clientes corporativos? Tem alguma dúvida? Vou ficando por aqui e até a próxima :)


9 de outubro de 2015 Master Administrador Corporativo, Marketing, Mercado de turismo

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