Saiba como o webwriting pode influenciar nas vendas do seu e-commerce de turismo
Webwriting consiste na união de uma série de técnicas como escrita, composição, redação (que também inclui o storytelling e trasmídia), e SEO, com o objetivo de criar conteúdos matadores para o seu website, construindo e consolidando a marca de sua empresa de turismo na internet. A técnica ajusta diversos recursos (texto, imagens, vídeos e etc) num formato simples e muito fácil de ser rankeado pelo Google, melhorando suas posições nos mecanismos de busca.
Pensando na qualidade de conteúdo oferecido pelo seu e-commerce, deixamos aqui um “checklist” com as melhores práticas de webwriting para que o usuário tenha uma melhor experiência de usabilidade, trazendo assim mais conversões, mais tráfego e engajamento. Boa leitura :)
Conhecendo o Webwriting
Existe um estudo chamado “eyetracking” que mostra a forma como o usuário lê na internet. De acordo com ele, o internauta faz a leitura “escaneando” pontos relevantes ao seu interesse, e se não encontrar a informação logo nos primeiros segundos, abandona rapidamente o website. Isso mostra que para que o mesmo se mantenha “preso” às suas páginas, é preciso que você ofereça conteúdo atrativo, imagens não muito difíceis de carregar, entre outras técnicas, buscando mantê-lo por mais tempo em suas telas.
Como usar o webwriting para aumentar as vendas do meu e-commerce?
O processo de construção de marcas é um tanto trabalhoso, mas tende a trazer bons resultados se trabalhado de forma correta e agressiva. Qualquer site que tenha boas práticas de webwriting é bem visto pelos motores de busca do Google e demais buscadores, pois essa empresa conta boas histórias, tem conteúdo relevante e não oferece apenas produtos e serviços. Vale lembrar que o conceito de webwriting não está atrelado somente à qualidade de texto do seu site, a técnica está presente nos vídeos que você tem sobre sua empresa, está presente nas newsletters que você recebe, enfim: em praticamente tudo que está na internet.
As vendas na internet são feitas quando sua empresa é “vista”, e para ser vista ela precisa fazer “amizade” com os mecanismos de busca, que só posicionarão sua empresa se ela começar a produzir conteúdo. Em breve lançaremos uma versão do Travel Go V2, que é um produto padrão, porém flexível a customizações, e através da plataforma WordPress você terá total liberdade para começar a produzir seus textos de forma a posicionar seu site nas primeiras posições de busca dos internautas. Elaboramos um checklist onde você pode se espelhar para começar a produzir seus conteúdos :)
- Conteúdo extremamente relevante;Textos com uma linguagem simples e de fácil entendimento;
- SEMPRE ensinar algo ao leitor em cada post/ publicação;
- Atualizações regulares;
- Evitar o excesso de banners e anúncios;
- Evitar arquivos flash e imagens muito grandes e difíceis de carregar;
- Otimizar conteúdos, sem perder qualidade de texto (evitar excessos de palavras-chave);
- Criar títulos e chamadas atrativos;
- Revisar sempre seus textos antes de publicar, e se possível, peça para alguém ler;
- Divulgar em todas as mídias sociais que você puder;
- A cada 500 caracteres no máximo, abrir outro parágrafo;
- Escrever em listas;
- Colocar links de outros blogs e sites importantes;
- Adicionar vídeos e elementos visuais para enriquecer suas postagens;
O webwriting é um conteúdo muito extenso, e vale a pena pesquisar e se aprofundar no assunto para obter maiores resultados. Faça alguns testes e veja o que mais funciona em sua empresa de turismo. Sexta feira estamos de volta. Até a próxima! :)
0 comentários