Planejamento de marketing: ações para a segunda parte do seu cronograma
Semana passada postamos aqui os primeiros passos do seu planejamento de marketing. Conforme prometido, deixamos uma lista do que fazer no tempo livre enquanto sua ferramenta de self booking trabalha por você. Confira!
Segunda feira: Análise das ações da concorrência
No seu tempo livre da segunda você deve listar todos os seus concorrentes, diretos e indiretos - diretos são os que oferecem serviços bem parecidos, faixas de preço semelhantes e localidade próxima por exemplo - e indiretos são os que oferecem serviços um pouco mais diferentes, faixas de preço maiores, etc. Liste-os em uma planilha no Excel e adicione todo tipo de informação que achar pertinente, como:
- tempo de atuação no mercado;
- faixa de preço;
- principais diferenciais;
- ações nas mídias (Tv, revista, internet)
- promoções;
- posicionamento;
Depois, liste quais ações que você costuma fazer e marque o que a concorrência faz da mesma forma. Dessa maneira você estará a par de tudo o que seus concorrentes estão fazendo, onde estão investindo, aonde estão falhando e onde está a brecha para fazer suas ações de marketing.
Terça feira: criação de listas de e-mail marketing segmentadas por grupos
Lá no primeiro cronograma do planejamento de marketing, sugerimos que você dividisse todo o seu mailing por interesse: ou seja, você dividiu os grupos em pessoas que tem preferência por viagens de férias, viagens corporativas, viagens de aventura, viagens de uma semana… etc. Certo? Agora você deverá escolher uma ferramenta de e-mail marketing como o Mail Chimp para te ajudar a dar conta das campanhas de e-mail. Mas vamos com calma: no notepad, liste nome, sobrenome e email, vá colocando contato por contato, um embaixo do outro. Cada arquivo deve ter contatos com interesses em comum - feito isso, salve-os com o nome, por exemplo: “Viagens corporativas”. Agora, lá no Mail Chimp você vai importar esses arquivos para a ferramenta, salvando lista por lista. Pronto! Suas listas estão feitas, e prontas para poder receber suas campanhas.
Quarta feira: Criação de textos sobre viagens
Ok, você já tem todo o seu público segmentado. Feito isso, é hora de pensar no melhor conteúdo para oferecer para ele. Baseando-se nas preferências dos seus públicos, crie conteúdos atrativos para eles. Por exemplo, se um dos seus clientes viajou para um congresso na Bahia, em um evento na área em que ele trabalha, pesquise quando terá algum evento parecido nas próximas semanas e elabore um texto para ele e para todos os seus clientes que tem viagens corporativas como uma de seus principais interesses. Lembre-se de atentar-se para que ele tenha boas palavras chave, conteúdo limpo, sucinto e direto, e no máximo 800 palavras - muitos pesquisadores de marketing confirmam que a leitura na internet pode ser lida na íntegra quando varia de 500 a 800 palavras em um texto. Abuse de imagens, vídeos, enfim: todo recurso é válido para encantar o cliente de viagens, afinal, “viagem” é um produto intangível - então quanto mais recursos você utilizar para convencer esse cliente, melhor.
Quinta-feira: criação de um blog de viagens
Aqui no blog da Envision temos um post que explica em detalhes como criar um blog para sua empresa de viagens - Mas basicamente, para criar um blog, você precisará ter um domínio, pagar hospedagem, criar uma conta em um gerenciador de conteúdo (como Wordpress, por exemplo), criar um calendário editorial e ter conteúdo - bastante conteúdo para publiciar. Agindo assim você oferecerá conteúdo de qualidade, vai aumentar o tráfego para o seu website, além de estimular a pesquisa em sua equipe e aumentar a autoridade da sua marca no mercado.
Sexta-feira: Cronograma e social media para o seu planejamento de marketing
Também temos aqui no blog um post completo sobre a melhor forma de gerir sua fanpage no Facebook. Mas caso você ainda não tenha, basta acessar qualquer página, clicar no botão direito que fica logo abaixo da foto de capa e criar a sua. Lá, você vai preencher informações sobre o segmento em que atua, público, entre outros dados. Seja o mais informativo possível no seu planejamento de marketing: quanto mais informações você dispuser em sua fanpage, melhor. Adicione o logo da sua marca na foto de perfil e coloque uma foto de capa bem bacana, e então publique trechos dos seus posts no blog na fanpage - convide seus amigos para curtir a página e daí em diante o alcance será orgânico, de acordo com o que o Facebook permitir. Depois crie um cronograma de postagens - ele deve servir de “direção” para manter a frequência de posts em seu blog e sua fanpage - assim que piblicar um texto no blog, divulgue no Facebook também, para que ambos trabalhem paralelamente, gerando assim mais tráfego para o seu website.
Na próxima semana traremos o cronograma da terceira semana, com mais sugestões para você surpreender os clientes de sua agência de viagens. Até lá!
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