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E-mail marketing: Conheça as melhores práticas e como medir seus resultados – Parte III

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Em nosso último artigo, falamos sobre como começar com uma estratégia de e-mail marketing em sua agência de viagens. Hoje daremos dicas para você conhecer as melhores práticas dessa ferramenta e a melhor forma de mensurar seus resultados. Confira:

E-mail marketing: Melhores práticas

Formulário de contato: Deixe um formulário visível para o seu leitor poder entrar em contato com você e poder receber seus e-mails. A box de contato deve estar na home do seu site e nas laterais ou rodapés dos seus artigos.

Descadastro: Deixe claro, ao final do e-mail que o usuário pode sim fazer o descadastro, respeitando assim a vontade do leitor de receber ou não seus conteúdos.

Use imagens: Afim de chamar a atenção do seu cliente, use imagens atrativas, que levem o leitor a tomar alguma ação, como abrir os links dos seus posts, por exemplo. Tamanho dos arquivos: Evite anexar arquivos e usar imagens muito grandes em suas campanhas - e-mails que demoram muito para carregar, normalmente são ignorados.

Textos curtos: Use pequenos textos que façam um resumo breve sobre o que você está querendo mostrar. Exemplo: se quer fazer uma chamada para uma oferta ou um post, fale brevemente (duas ou três linhas, no máximo) e deixe um link ao lado para o usuário clicar e conhecer sua oferta.

Relevância

O leitor não vai se incomodar em receber uma oferta em sua caixa de entrada - porém - saiba com quem está falando e o que está falando. Ou seja, se quiser enviar uma mensagem de cunho comercial, certifique-se que ela seja relevante para ele. Essa informação você consegue estudando o seu cliente, sabendo suas preferências, suas redes sociais, seus gostos, etc.

Fale de forma pessoal

Se referir ao nome da pessoa que está recebendo o e-mail é fundamental para gerar proximidade com ele - assim ele sente que está sendo tratado de forma individual e não só como mais um em sua lista de contatos.

Mensurando resultados

Toda boa ferramenta de e-mail marketing mostra relatórios eficientes de mensuração de abertura de e-mails e também número de cliques. Caso a sua não faça, talvez seja a hora de pensar na adoção de outra ferramenta de marketing - afinal, esses dados são importantíssimos para saber o que funciona e o que não funciona em sua estratégia.

Taxa de abertura

Taxa de abertura é a porcentagem de pessoas que abriram os e-mails que você enviou. Exemplo: se você enviou sua campanha de e-mail marketing para 100 pessoas e 20 abriram, sua taxa de abertura é de 20%. A média nacional de abertura é de 20% - ou seja, caso suas campanhas não tenham essa taxa, repense seu conteúdo e a atratividade de sua campanha. No segmento de viagens, a taxa de abertura tende a passar 30% - aproveite, o mercado de turismo é um setor bem em alta.

Taxa de cliques

Taxa de cliques é a quantidade de cliques nos links que são mostrados em suas campanhas. Muitas pessoas tem medo de abrir links, por conta do mau uso de pessoas com o envio de vírus e tudo o mais. Deixe que as pessoas confiem no seu site, no seu endereço e nos seus conteúdos - dessa forma sua taxa de cliques só tende a aumentar.

É importante lembrar que a taxa de abertura e a taxa de cliques estão intimamente ligadas - ou seja, uma coisa leva a outra. Trabalhe bem o assunto do e-mail, título da campanha e layout para gerar cliques, e levar mais tráfego para o site/blog da sua agência de viagens, fazendo assim campanhas cada vez melhores e mais atrativas.

E você, tem alguma outra sugestão que ache interessante mencionar por aqui? Conte para nós nos comentários!


22 de abril de 2015 Master Administrador Marketing, Mercado de turismo

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