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Facebook: conheça as melhores práticas para gerir a fanpage de sua agência de viagens

Facebook: conheça as melhores práticas para gerir a fanpage de sua agência de viagens

Facebook: conheça as melhores práticas para gerir a fanpage de sua agência de viagens Facebook: conheça as melhores práticas para gerir a fanpage de sua agência de viagens[/caption]

O Facebook tem se mostrado uma das melhores ferramentas de marketing atualmente. Ele possibilita que você crie um relacionamento com ele na web, o que traz maior visibilidade, interação com o público e, consequentemente, mais clientes.

Entretanto, gerenciar uma fan page nessa rede social exige alguns cuidados para que você promova sua marca e não a prejudique frente ao seu público-alvo. Neste quesito, é importante ressaltar que, no caso de agências de turismo, o público-alvo não se resume às pessoas que já têm uma viagem programada, mas inclui todos os que podem vir a precisar dos seus serviços um dia.

Conheça a seguir as melhores práticas para ter uma página no Facebook com muitos seguidores ativos, engajados e, assim, promover a sua agência de turismo mais efetivamente neste canal!

Publique conteúdo relevante ao seu consumidor

No Facebook, o marketing é feito de maneira indireta. Você deve criar um relacionamento com o seu seguidor e, por meio dele, a pessoa se tornará cliente um dia. Portanto, seu mural não é o espaço adequado para publicar apenas conteúdos comerciais, como ofertas e pacotes de viagem.

Nesse ambiente, você deve fazer publicações sobre temas interessantes, que agradem ao seu público-alvo. Podem ser dicas de viagem para países diferentes, apresentações da cultura de outros povos, pontos turísticos de lugares alternativos e assim por diante. Não esqueça de colocar imagens!

Especialmente para um público interessado em turismo, as imagens de outros países e cidades atraem muito para que continuem querendo ver sua página. Assim, divulgue seus serviços e promoções raramente. Na maioria do tempo, foque em produzir conteúdo que prenda o público-alvo a sua fan page. Afinal, é esse tipo de conteúdo que gerará curtidas e compartilhamentos no Facebook, e não as propagandas.

Cuide da frequência

Publicar raramente é tão ruim quanto publicar em excesso. No primeiro caso, o cliente esquecerá da sua marca e, no segundo, ele não terá tempo de acompanhar todas as publicações e acabará deixando de segui-lo. O ideal é fazer cerca de duas publicações por dia, de conteúdo interessante, e em horários que seu público-alvo está na web. Para saber qual é o melhor horário e as melhores publicações, faça um bom monitoramento de sua página.

Monitore sua página

A própria rede social disponibiliza uma ferramenta de análise, o Facebook Insights. Por meio desta, você monitora o desempenho de cada publicação, seu impacto no público-alvo e ainda tem informações detalhadas sobre quem são seus seguidores. Essas informações são essenciais para você direcionar o conteúdo de sua página a fim de ter sucesso.

Por exemplo, se você verificar que seu público é principalmente jovem e acessa o Facebook no final da tarde, vale a pena fazer uma publicação neste horário, falando sobre as melhores opções para solteiros ou jovens casais em determinado destino turístico.

Nesse caso, não teria muito sucesso se você publicasse sobre lugares interessantes para crianças, pois a maioria dos jovens que viajam ainda não têm filhos. Depois, através do Facebook Insight você ainda verifica se as publicações engajaram usuários, retornando curtidas e compartilhamentos.

Interaja com o cliente

É necessário que você, ou o administrador de sua página, tire um tempo diário para interagir com o público. Quando você faz publicações, especialmente as que perguntam coisas a clientes e estimulam sua participação, as pessoas comentam, sugerem e fazem questionamentos no seu mural. Por isso, é importante que você acompanhe com frequência essa repercussão e possa responder a todos usuários com rapidez.

Ainda que um cliente publique algo neutro, como “Adorei essa foto!”, não o deixe sem resposta, mesmo que sua resposta seja curtir tal comentário. Assim, ele se sente importante para sua marca e é estimulado a continuar interagindo com ela.

Também promova enquetes e concursos culturais para estimular a participação do público e fortalecer sua marca frente à clientela. Outra boa prática nesse aspecto é utilizar chat do Facebook como ferramenta de aproximação do cliente e criação de um relacionamento com ele. Permita que façam perguntas e colocações pelo chat, estimulando essa atitude com respostas rápidas e úteis.

Interaja em grupos e com outras páginas

Muitos clientes vão chegar até sua fan page através de grupos ou outras páginas sobre assuntos similares. Por isso, participe de todos os grupos sobre viagens, passagens aéreas e turismo. Faça-se presente onde seu público-alvo está, para ser encontrado. Da mesma forma, curta e compartilhe publicações de outros perfis (não concorrentes), indicando a citação por meio de @nomedapágina. Desse modo, você associa sua marca ao nicho de mercado específico e engaja mais seguidores.

Crie promoções para seus fãs

Para que as pessoas vejam que vale a pena seguir sua fan page, eventualmente crie promoções apenas para seguidores. Você pode, por exemplo, dar descontos em determinado pacote de viagem ou fazer sorteios de livros sobre pontos turísticos exclusivamente para seus fãs. Com isso, você não só fideliza aqueles que já são clientes, mas incentiva que outras pessoas sigam sua página e interajam com sua marca.

E você, como gerencia sua marca no Facebook? Desenvolva essas práticas e torne sua agência de turismo parte importante do dia a dia de seu público-alvo! Os resultados da utilização destas dicas em sua estratégia você confere no aumento das vendas em sua agência de turismo. Ainda assim ficou com alguma dúvida? Aproveite os comentários abaixo para esclarecê-las!


27 de março de 2015 Master Administrador Marketing, Mercado de turismo, Relacionamento com o cliente

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