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não perder clientes para agências de viagens on-line

Dicas para não perder clientes para agências de viagens on-line

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Especialize-se

Escolha alguns destinos, ou perfis de viajantes, e torne-se um especialista sobre eles. Na internet, os consumidores tem acesso muito fácil as informações mais generalistas sobre cada destino e quando procuram um agente de viagem, esperam receber informações mais confiáveis e exclusivas que só um especialista vai conseguir. Todos podem ser potenciais clientes, mas vale a pena investir seu tempo em todos eles?

Seja complexo

As ferramentas de compra online são muito fáceis de usar para montar roteiros de viagem com um ou dois destinos, mas quando a complexidade aumenta, essas ferramentas se tornam confusas ou até ineficientes, e o visitante se sente mais inseguro em comprar sem uma assistência. Por isso, encontre uma ferramenta que permita planejar viagens mais complexas em menos tempo,  como por exemplo multi-destinos ou produtos integrados para customização de pacotes — passagens aéreas, hotéis, carros, serviços.

Em grande parte dos casos serão viagens mais longas e com ticket médio mais alto.

Seja Premium

Estude os seus clientes para entender o que oferecer. Experimente dividir o mercado em dois tipos:

  1. Consumidores com mais dinheiro do que tempo

    Esse será seu publico principal. São clientes procurando por uma experiência personalizada, para aproveitar cada momento da viagem. Esses clientes esperam que cada momento da viagem seja perfeito, e estão dispostos a pagar um pouco mais para evitar inconvenientes, escolhendo um hotel com a localização perfeita, um traslado para ter mais conforto na chegada, ou um cruzeiro de luxo.
  2. Consumidores com mais tempo do que dinheiro

    São clientes com menos poder aquisitivo e grandes expectativas. Procuram por pacotes mais econômicos, e estão mais propensos as compras online. Para esses clientes, o tempo dispensado no atendimento personalizado precisa ser bastante otimizado, utilizando uma ferramenta eficiente que permita uma cotação rápida e assertiva. Para esse cliente, a compra direta no seu website pode ser a solução mais rentável.

Melhore sua comunicação escrita

O investimento em comunicação geralmente é focado no atendimento telefônico, através de call centers e roteiros de atendimento bem elaborados.

Muitas empresas usam o e-mail somente para solicitar as informações telefônicas, e escondem seus preços acreditando que, em um contato telefônico, o cliente estará mais propenso a compra, no entanto, é sabido que antes da compra o cliente consulta diversos concorrentes para encontrar a melhor relação custo-benefício.  No meio de tanta informação, é muito fácil esquecer aquele diferencial incrível que o vendedor apresentou pelo telefone.

Então experimente o processo inverso:

Quando um cliente entrar em contato por telefone tire todas as suas dúvidas, faça a sua oferta, no final peça o seu e-mail e envie tudo o que você ofereceu em uma apresentação personalizada, simples e com termos que ele seja capaz de entender quando estiver em casa sozinho.

Desse jeito você estará entregando ferramentas de comparação e planejamento além de demonstrar uma atenção especial e organização que todo cliente gostaria de ter no momento de realizar o seu sonho.

E no final você ainda tem o e-mail de um cliente, que é a mídia mais barata para enviar suas ofertas e promoções e para estreitar o relacionamento com ele.


8 de fevereiro de 2015 Master Administrador Marketing

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