Como funciona o Google Search Console?
Em nosso artigo anterior falamos um pouco sobre o Google Search Console e suas principais funcionalidades, e hoje vamos falar especificamente sobre o que cada uma delas faz!
Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta disponibilizada pelo Google que permite que você entenda como o Google vê seu site, e assim fazer as otimizações necessárias. Para saber mais, confira nosso artigo anterior clicando aqui!
Search Appearance (aparência de pesquisa):
Nesse item, você consegue analisar as otimizações que você pode fazer para melhorar a aparência do seu website quando ele aparecer nos resultados de pesquisa do Google.
Por meio do relatório de dados estruturados, o Google irá analisar e apontar os erros de marcação encontrados na sua página.
Por meio do marcador de dados estruturados, nos erros que foram apontados, você irá indicar ao Google o que é cada elemento do seu site.
Além disso, também existe o relatório de melhorias HTML
, que como o próprio nome sugere, as otimizações em HTML referente aos problemas encontrados no seu site por meio do rastreamento do Google, como a meta descrição, títulos e conteúdo não indexável.
Por meio da nova funcionalidade páginas aceleradas para dispositivos móveis, você tem acesso a um relatório de erros para a análise de páginas que foram aceleradas para dispositivos móveis.
Search Traffic (tráfego de pesquisa):
Por meio desse relatório e suas funcionalidades, você irá identificar informações detalhadas sobre o tráfego do seu site como: as palavras-chave em que seu site apareceu nos resultados de pesquisa, as páginas de seu site que foram referenciadas, os países que o acessaram, se o acesso foi feito via dispositivo móvel ou desktop, se a pesquisa foi realizada para web ou especificamente para imagens e também a análise por datas. Bem interessante, né?
Além disso, você também terá acesso a quantidade de cliques que levou os usuários a seu site, o número de impressões (número de visualizações que o link para seu site teve nas buscas do Google), CTR (a contagem de cliques dividida pela contagem de impressões), além da posição média do resultado principal do seu site nas buscas.
Outros critérios para o Google rankear sua página são as referências de link para seu site, assim como os links internos, a segmentação internacional e também a facilidade de uso em dispositivos móveis.
Google Index (Índice do Google):
Esse relatório apresenta as páginas indexadas pelo Google, as que foram bloqueadas por robôs e também as removidas, além de quedas inesperadas causadas pelo servidor e volumes de índices muito alto, o que pode indicar conteúdo duplicado e páginas geradas automaticamente.
Além disso, por meio da funcionalidade de recursos bloqueados, você terá acesso aos recursos que foram bloqueados pela leitura robôs por não estarem acessíveis, não permitindo assim que o Google consiga executar o processo de maneira adequada. Para corrigir o erro, basta clicar no host e verificar os problemas relacionados, seguindo as instruções de como desbloqueá-los.
Por meio da funcionalidade remover URLs, você pode bloquear temporariamente páginas de seu domínio as quais você não queira que apareçam no resultado de busca, enviando uma solicitação para remover a URL.
Se o Google encontrar algum problema para rastrear e indexar algum conteúdo no seu domínio, será apontado no relatório erros de rastreamento, apresentando os erros do site nos últimos de 90 dias e também os erros de URL.
Esse relatório também oferece estatísticas de rastreamento, apresentando gráficos com as páginas rastreadas por dia, além dos quilobytes recebidos e tempo de download da página.
Já a ferramenta buscar como o Google faz uma simulação de como o Google indexa sua página, garantindo que os elementos em Flash e JavaScript estão adequados. Não esqueça de analisar se a pesquisa foi concluída ou parcial (indica que algum erro foi encontrado) ou redirecionado.
Pelo arquivo testar robots.txt, você consegue identificar e verificar o que não deseja que seja indexado e as URLs que serão bloqueadas ao aparecer nos resultados de pesquisa.
Problemas de segurança:
Esse relatório notifica os problemas de segurança que foram encontrados em seu site, ou seja, caso seu site tenha sido invadido ou infectado com algum malware, você será avisado por meio dessa seção. Após a correção do problema, é possível solicitar ao Google um pedido de reconsideração, para que seja feita uma nova análise.
Outros recursos
Aqui ficam reunidas todas as outras funcionalidades adicionais, permitindo aprimorar mais ainda a otimização de seu website. São elas:
Ferramenta de teste de dados estruturados: permite que você insira uma URL ou código-fonte e verificar se os robôs do Google irão conseguir lê-los adequadamente.
Assistente de marcação de dados estruturados: ferramenta mais avançada para marcar os dados estruturados, como o Marcador de Dados do menu Search Appearance.
Markup Tester para email: permite a validação dos dados estruturados de HTML de e-mail, visando melhor o envolvimento nos e-mails, permitindo que o destinatário configure a caixa de entrada.
Google Meu Negócio: permite que você informe ao Google o endereço físico e telefone da sua loja/escritório quando os mesmos forem pesquisados no Google.
Google Merchant Center: permite que você configure informações de seus produtos e serviços, fazendo com os mesmos sejam encontrados de maneira mais fácil pelos usuários.
PageSpeed Insights: por meio dessa funcionalidade, você recebe indicações sobre como otimizar a velocidade das páginas de seu website.
Pesquisa personalizada: permite que você insira campos de busca em seu próprio site e assim gerenciá-los.
Domínios do Google: aqui você pode comprar um domínio do Google para criar seu site.
Academia de webmaster: aqui estão reunidas todas informações e conteúdos para que você crie um site e possa otimizá-lo para a busca no Google.
Por hoje vou ficando por aqui!
Espero que vocês tenham gostado. :)
Não esqueça de deixar seu comentário!
Abraços e até a próxima.
Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/blog/google-search-console-como-usar/
3 de maio de 2019
Master Administrador
Marketing
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