Análise preditiva – Entenda seu significado e saiba como fazer em sua empresa de turismo
Você sabe o que é uma análise preditiva? No artigo de hoje você vai entender seu significado e como ela pode ser uma importante aliada na estratégia de marketing de sua empresa de turismo!
O que é?
A melhor maneira de saber onde você está errando e acertando em sua estratégia de marketing é verificar dados passados, certo? Com o avanço da tecnologia, ficou bem mais fácil arquivar e organizar dados sobre o comportamento do consumidor, por exemplo. A análise preditiva diz respeito justamente a essa ação, usar a tecnologia para mensurar dados e assim entender melhor os hábitos de consumo e definir padrões.Por que utilizar?
Como explicamos no tópico anterior, ao fazer uma boa análise de dados é possível identificar o comportamento padrão de seu público consumidor prevendo suas ações, ou seja, é uma ótima maneira de otimizar sua estratégia e assim conquistar seu público, consequentemente realizando mais conversões.Como fazer em sua empresa?
Para fazer a análise preditiva em sua empresa, é preciso seguir algumas etapas, sendo elas:- Coleta de dados: o primeiro passo de sua estratégia! Lembre-se que você deve buscar mais do que dados básicos, mas também informações que possam responder dúvidas que você tem a respeito do comportamento do consumidor.
- Estrutura de dados: feita a coleta de dados, você precisa organizá-las para facilitar a análise. Para te ajudar nessa etapa, você pode utilizar ferramentas como o Excel ou Power BI.
- Análise de dados: hora de analisar os dados que foram coletados e organizados, verificando tendências no comportamento.
- Estatísticas: por se tratar da análise preditiva, duas técnicas consideradas são as estatísticas descritivas e estatísticas inferenciais. A primeira diz respeito ao objetivo de descrever um conjunto de dados, sendo possível criar a partir dele medidas de tendência central e medidas variabilidade ou dispersão. Já a segunda diz respeito ao estudo de um grupo para tirar conclusões sobre um grupo maior, como por exemplo levantamentos populacionais.
- Modelagem: depois de todas as etapas anteriores concluídas, é hora de criar o modelo onde os primeiros possíveis insights sobre comportamentos futuros começam a aparecer.
4 comentários
Ótimo artigo, parabéns Ana Karoline e obrigado por compartilhar, vale a reflexão!
Abraço e #vqv
Que bom que gostou do artigo, Douglas! 🙂
Abraços!
Gostaria de saber como faço pra abrir uma agência de viagens on LINE consolidada o que precisa
Boa tarde Liliane,
Dá uma olhadinha nesse post, explica bem direitinho. 🙂
https://www.envisiontecnologia.com.br/agencia-de-viagens-online/