Chat Online – Entenda porque esse canal foi considerado o mais eficiente na comunicação entre marcar e seus consumidores
O atendimento ao consumidor é um dos fatores mais importantes no processo de conquista e fidelização de clientes, afinal, seu produto/serviço pode ser excelente, mas se houverem falhas no atendimento o cliente pode optar pela concorrência. Segundo dados apontados pelo estudo “O Retrato dos serviços ao cliente no Brasil” realizado pelo CIP – Centro de Inteligência Padrão em parceria com a OnYou (auditoria de experiência do cliente), mostram que o chat online é o canal mais eficiente para comunicação entre marcas e clientes. Para saber mais, continue lendo nosso artigo!
Aplicativos de mensagens
Como falamos em nosso último artigo sobre as tendências atuais, a comunicação via aplicativos de mensagens traz uma série de vantagens: economia, agilidade, rapidez e eficácia, já que o cliente não precisa aguardar uma resposta via e-mail. Essa facilidade e agilidade melhora a experiência do seu cliente com a marca!Chat online
Como falamos no início do artigo, o estudo chamado ““O Retrato dos serviços ao cliente no Brasil” realizado pelo CIP – Centro de Inteligência Padrão em parceria com a OnYou (auditoria de experiência do cliente), esse é o canal mais eficaz na comunicação entre marcas e seus consumidores. Segundo a pesquisa, o chat foi o canal que mais cresceu: a porcentagem de crescimento foi de 34% nos últimos cinco anos, e junto com ele, a qualidade no atendimento teve grande melhoria! Ainda segundo os dados do estudo, o tempo de espera durante o atendimento diminuiu até 87%. Por mais que os canais de SAC tradicionais como telefone e e-mail ainda tenham presença em empresas grandes, boa parte delas também tem investido em chats como WhatsApp, Messenger e SMS.Dicas para um melhor atendimento no chat online
- Preze pela qualidade: quando um cliente tem uma insatisfação resolvida no primeiro contato, a chance de voltarem a fazer negócio com a empresa é de 92%.
- Entenda o que seu cliente deseja: é necessário saber exatamente o que seu cliente deseja para melhor atendê-lo. Conheça suas personas e foque em seus problemas!
- Ética: intimidade forçada com o cliente, assuntos que não dizem respeito a empresa, grosserias, passar informações incorretas ou escondê-las do cliente são alguns exemplos que não devem acontecer.
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