Millennials: O que a nova geração espera de você e da sua empresa?
“How Millennials may change the workplace” ( “Como os Millennials irão mudar o ambiente de trabalho”, em português) é um estudo da CompTia que apontou muitas tendências para o futuro, desde como o ambiente de trabalho será diferente, além de várias inovações que estão por vir. Todo o estudo é focado no impacto da geração chamada de “Millennials” (pessoas nascidas entre 1980 e 2000) e suas preferências.
A relação com o trabalho
Segundo a pesquisa, a geração Millennials prefere um ambiente de trabalho mais flexível e busca trabalhar em empresas que permitam alternativas mais cômodas de trabalho, como a opção home office. A tendência por busca de profissões da nova geração tende a fugir dos clichês, se voltando para o lado da tecnologia, e até mesmo profissões que ainda nem surgiram.
Em um futuro próximo, mudar de profissão ou pedir demissão sem outro emprego em vista não será visto com maus olhos como é hoje. As pessoas não serão tão julgadas por escolhas diferentes e “arriscarem seu futuro”.
E não é apenas no mercado de trabalho que as mudanças acontecerão! O marketing também será altamente impactado e será necessária a inovação contínua, seja em produtos, ações e ideias que conquistem a geração em relação ao produto/serviço oferecido. Além disso, assistir a propagandas não serão o suficiente para atraí-los, eles querem interação, além de conteúdos personalizados.
Mídias sociais
Falando de inovação, não podemos nos esquecer das mídias sociais. Qual é a rede social que você mais acessa hoje? Você já parou para pensar que daqui a alguns meses ela será obsoleta? Muitos dizem que o Facebook está com os dias contados, mas é difícil acreditar já que sempre que temos a oportunidade precisamos dar aquela olhadinha, não é verdade? Pode parecer absurdo que daqui há pouco tempo outra rede social terá mais destaque e mal vamos nos lembrar dele, mas foi isso que aconteceu com o Orkut, você se lembra? É possível notar que o Facebook já está perdendo espaço para o WhatsApp e também para o Snapchat. A pesquisa aponta que um dos principais motivos da “queda” do Facebook é a quantidade de exposição social que a plataforma impõe ao usuário. Local de trabalho e relacionamentos são informações extremamente pessoais que são diariamente expostas, e há muitas pessoas que se sentem incomodadas com isso.
A tendência dos vídeos
Pudemos ver nos últimos meses o quanto os vídeos ganharam destaque, não é mesmo? O Facebook e o Instagram foram plataformas que investiram e incetivaram a postagem de vídeos sem a necessidade de compartilhar links de outros sites, como do YouTube. O Snapchat passou o Facebook em visualizações de vídeos, que ao contrário das outras redes sociais (que podem ser vistos em qualquer dispositivo), o Snapchat restringe as exibições somente via mobile.
O Snapchat - que está deixando para trás muitas redes sociais - é o terceiro app mais utilizado pelos Millennials ( jovens entre 18 e 34 anos). Segundo a pesquisa, o Snapchat faz tanto sucesso entre os jovens justamente por suas postagens serem deletadas automaticamente após a visualização de outro usuário quando enviada diretamente ou após 24 hrs se postada na rede social.
O futuro das lojas físicas
Há algum tempo atrás, as pessoas quase não compravam pela internet, seja por falta de recurso, seja por receio, mas hoje em dia é uma coisa tão comum que é muito raro conhecer alguém que nunca comprou nada online. Falando por mim, tudo o que eu puder comprar online, prefiro! Afinal, a comodidade de não ter de se deslocar e receber o produto em sua casa é tentadora! Mas você já parou pra pensar no impacto que as vendas online causam em lojas físicas? Muitos comércios estão fechando suas portas pois as vendas caíram drasticamente.
O estudo também abordou esse assunto e aponta que dificilmente lojas físicas deixarão de existir, porém precisarão se renovar para permanecer no mercado, oferecendo experiências únicas para o usuário. Exemplos de como os produtos e serviços precisam ser inovados estão por toda parte: o Netflix praticamente extinguiu a existência de locadoras, a Kodak faliu por ficar “estacionada” na época da fotografia analógica enquanto a tendência apontava para a era digital.
E agora, o que tudo citado tem a ver com a sua empresa?
É preciso ter noção que seus clientes vem de uma nova geração, que já chega repleta de preferências e exigências, sempre querendo algo novo e exclusivo. Você está pronto para atendê-los? Pense no melhor que você tem a oferecer e coloque em prática.
Por hoje é isso!
Deixe sua opinião nos comentários!
Abraços e até a próxima. :)
0 comentários