4 dicas simples que irão aumentar sua produtividade no trabalho
Você já parou para pensar que poderia produzir muito mais do que já produz? É de fato um assunto a se pensar, afinal, manter a produtividade hoje em dia pode ser algo bem difícil. Parece que não, mas as distrações que podem nos atrapalhar não são poucas, ainda mais para quem trabalha usando a internet. Por isso, no artigo de hoje separamos dicas simples porém essenciais que vão ajudar a você produzir bem mais!
1- Faça uma coisa por vez
As vezes você tenta fazer mil coisas ao mesmo tempo com a ideia de que está sendo extremamente produtivo? Sinto informar que fazer isso não dá certo. Por incrível que pareça, focar em única tarefa faz você produzir muito mais! Quando tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo, a verdade é que dividimos nossa atenção e não conseguimos nos concentrar em nada, então nem preciso dizer que isso não funciona. Você pode ter esse exemplo deixando várias janelas abertas no seu navegador e notar que você não consegue se concentrar apenas em uma.
Uma boa dica para fazer várias coisas (mas uma de cada vez, claro) é organizar as tarefas que você tem a cumprir em uma lista que pode ser feita até em um bloquinho de notas, por exemplo, onde você vai riscando as tarefas conforme forem cumpridas.
2- Tenha horários para verificar seu e-mail e suas redes sociais
Não há como negar que uma das maiores distrações para quem trabalha na internet são as redes sociais, e até mesmo o “vício” de checar o e-mail. As vezes você está completamente concentrado fazendo seu trabalho certinho, mas aí vem aquela vontade de olhar seu Facebook. Uma olhadinha inocente e rápida, qual o problema? O grande problema é que ela quase nunca será rápida, você pode se distrair conversando com um amigo, vendo várias fotos da viagem do fim de semana e aí é que cinco minutos se tornam uma hora.
O mesmo acontece com a mania de checar seu e-mail toda hora: você acaba se desconcentrando da sua atividade principal, e isso acontece bem mais do que imaginamos!
Por isso a dica é ter horários controlados para consultar as redes sociais e também seu e-mail. Tente fazer isso a cada 45 minutos, e depois a cada hora. Pode parecer bobagem, mais isso vai dar grande up na sua produtividade!
3- Abuse de ferramentas
A nossa sorte nessa era digital é que da mesma maneira que temos distrações, também temos ferramentas que nos ajudam a manter a produtividade! Você se conhece melhor que ninguém, e sabe se consegue ou não se organizar e escapar do “chamado” das redes sociais. Caso não consiga manter o foco, por que não experimentar algumas dessas ferramentas e ver qual o resultado?
Algumas ferramentas que já sugerimos aqui no blog são o Evernote (bloco de notas online), New Feed Eradicator (bloqueio de feed de notícias para Facebook), Mind Meister (mapas mentais online), Dropbox (armazenamento e compartilhamento de arquivos) e Wunderlist (listas online). Você pode conferir o artigo completo e conhecer melhor a função de cada ferramenta clicando aqui.
4- Faça pequenas pausas durante o dia
A verdade seja dita: ninguém consegue ficar oito horas seguidas olhando para a tela do computador e continuar extremamente concentrado, afinal nós somos seres humanos e não máquinas. Sabe quando você precisa terminar alguma atividade mas já está há tanto tempo trabalhando que não consegue mais se concentrar? É por esse motivo que pequenas pausas durante o dia são tão importantes, para que você mantenha o pique. Quando se sentir estressado ou perceber que não está conseguindo produzir, faça aquela pausa de cinco minutos, nem que seja para tomar um café. Você vai perceber que você vai retornar as atividades bem mais disposto!
E você, o que faz pra se manter produtivo no seu horário de expediente?
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Abraços e até a próxima! :)
16 de março de 2016
Master Administrador
Marketing
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