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Criando um plano de marketing para sua empresa

15_02 II.fw Você provavelmente já ouviu falar em plano de marketing, certo? Mas você sabe o que é e por que você deve fazer? O post de hoje traz um passo a passo de como fazer um plano de marketing simples e ajudar você a definir estratégias para sua empresa de turismo.  

O que é um plano de marketing?

Simplificando, o plano de marketing é um planejamento de ações de marketing da empresa, que visa alcançar um determinado objetivo. Dentre eles pode ser a alavancagem de vendas, aumentar número de clientes, entre outras opções. O plano de marketing é importantíssimo para uma empresa, pois as ações são baseadas em pesquisas e estudos, nada é feito na base do “achômetro”, e sim com planejamento e metas definidas.  

Analise o mercado

Para começar a desenvolver um plano de marketing, é essencial que você faça uma análise do segmento da sua empresa, no caso o mercado de turismo, e de todos os elementos que podem influenciar o negócio. A famosa análise macroambiental, apesar de um pouco cansativa e extensa, é crucial para um bom planejamento. Os ambientes que você deve considerar são: econômico, cultural, político-legal (leis e regulamentos que tem ligação com o segmento), cultural, demográfico, natural e tecnológico. Esses ambientes são bem amplos, mas importantes para você saber os impactos que causam no mercado e ter uma visão melhor do que deve se atentar e no que investir sem medo, além de ficar atualizado.  

Estude a concorrência

Depois de ter pesquisado todos esses dados, agora é hora de se aprofundar na concorrência. Selecione os concorrentes diretos, que oferecem o mesmo produto ou mais se aproximam do serviço que sua empresa oferece e colete dados, pesquise valores, custo-benefício, agilidade no atendimento ao cliente, enfim, veja os pontos que estão a frente da sua empresa e quais você possui vantagem. Um dos pontos positivos de fazer a análise da concorrência é que conhecendo mais de perto os concorrentes, fica mais fácil definir um diferencial para sua empresa.  

Conheça seu público-alvo

Essa é parte mais óbvia, né? Conhecer o público-alvo é crucial! Você deve saber onde ele está, o que ele procura e como você pode alcançá-lo. Você que trabalha há um tempo na área de turismo já deve ter uma média de idade e comportamento, ou até mesmo estudando online é possível ter informações preciosas, mas o ideal seria aplicar uma pesquisa com clientes reais. Se possível, faça um breve questionário e peça para seus clientes responderem, que pode ser oferecido online ou mesmo na agência de viagens. Lembre-se de fazer perguntas pertinentes e não exagere no número de questões para não incomodar o cliente!  

Análise SWOT da sua empresa

Você está familiarizado com o termo Análise SWOTt? Em resumo, é uma metodologia que usamos para apontar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa em relação ao mercado, como o próprio nome sugere  S(strengths) W(weakness) O(opportunities) e T(threats). A análise SWOT é muito usada no meio empresarial e é super simples de fazer. Você pode montar uma planilha simples e apontar tudo o que você encontrar dentre as categorias. Depois de fazer isso, você deve cruzar as informações, que vão facilitar a próxima etapa que é a definição das estratégias. Abaixo segue um exemplo: -Forças x oportunidades: desenvolvimento de vantagens competitivas. -Forças x ameaças: pontos a melhorar na empresa usando vantagens como base. -Fraquezas x oportunidades: pontos que devem ser melhorados para aproveitar melhor as oportunidades. -Fraquezas x ameaças: todos os pontos fracos da empresa que devem ser melhorados.  

Defina as estratégias

Depois de coletar todas as informações importantes que citamos acima, é hora de por a mão na massa! Defina os objetivos que pretende alcançar com um prazo real (lembre-se que nada acontece do dia pra noite e levam de médio a longo prazo!), e partir disso, as estratégias de marketing e vamos lá! Não esqueça de trabalhar as melhorias necessárias apontadas na análise SWOT e utilize os cruzamentos de forças e oportunidades para montar uma ação infalível!  

Mensure resultados

Depois de por as estratégias em execução, é importante verificar como elas estão se saindo, Não adianta planejar tudo passo a passo e no final não observar o retorno trazido. Observe as conversões, se possível organize semanalmente em planilhas e pontue as que estão trazendo mais resultados. Caso veja que ainda assim nao está obtendo os resultados que deseja, volte para a etapa de análise SWOT, confira o que foi apontado e veja se não há nenhum ponto que foi esquecido. A partir daí, fica mais fácil pensar em novas estratégias.   Por hoje é isso, espero que tenham gostado! Abraços e até a próxima! :)


15 de fevereiro de 2016 Master Administrador Marketing

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