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Termos e definições no marketing

30_11 II Hoje vou falar de forma clara e bem objetiva algumas definições que usamos em marketing ou turismo. Algumas já falamos aqui, outras ainda não. Caso você queira um artigo inteiro para a definição, e ainda não falamos dele aqui no blog, deixe um comentário no fim do artigo, que vamos escrever com o maior prazer!

-AIDA

Do inglês Attention, Interest, Desire, Action. Pode ser traduzida como Atenção, Interesse, Desejo, Ação. É usada para designar os estágios do cliente no processo de compra de um produto ou serviço. Você pode saber mais sobre ele aqui.  

-B2B ou B to B

Essa você ja deve ter ouvido falar, não? “hoje fechei um negócio b2b!” B2B, do inglês Business to Business, que quer dizer que você faz negócios eletrônicos com outras empresas, e não para o consumidor final. Por exemplo, aquele pacote que sua agência vendeu online para viagens de negócios dos seus clientes.

-B2C ou B to C

O B2C do iglês Business to Commerce, e diferente do B2B, é negócio eletrônico que você fecha diretamente com o consumidor final. Por exemplo, aquela viagem de lazer que você vendeu para um família.

-B2G

Do inglês, business to governement, é todo comércio e interações financeiras que ocorrem entre o governo e empresas privadas. Por exemplo, quando o governo precisa enviar um responsável para outra cidade, e fecha negócios com a sua agência.

-Branding

São um conjunto de técnicas e ferramentas que servem para fortalecer o nome de uma marca. Você pode saber mais sobre branding aqui.  

- Call-to-Action

Em português, o equivalente a “chamado para a ação”. Trata-se de um link que visa a conduzir o internauta a uma ação. Estamos falando daqueles links ou botões que você normalmente visualiza com frases contendo verbo no imperativo, como “clique aqui”, “inscreva-se agora”, “faça o download”. O Call-to-Action é importante para transformar a audiência em resultado mais concreto, como lide comercial, cliente ou cadastrado. Você pode saber um pouco mais sobre Call-to-Action clicando aqui.

-Cloud computing

Do inglês, significa “computação em nuvem”. A nuvem é tudo aquilo que fica por detrás da conexão. Você pode utilizar um serviço sem precisar baixar o software no seu computador. Saiba mais sobre cloud computing aqui.

- CRM

Do inglês, significa “Customer Relationship Management” que pode ser traduzida como “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Saiba mais sobre CRM aqui.  

- Customer Success

Custumer success, significa literalmente, “o sucesso do cliente” A missão do customer success é fazer com que o cliente atinja o objetivo final que ele tinha quando contratou seus serviços. Você pode saber mais sobre customer success aqui.

- Ecoturismo

É o turismo que respeita e preserva o equilíbrio do meio, fomentando a educação ambiental; turismo ecológico. Possui algumas regras, como: não deixar nenhum vestígio como lixo, por exemplo, não caminhar fora da trilha para não agredir a vegetação, e não tirar nada a não ser fotos.

- GAPS

É um termo em inglês que significa um distanciamento ou uma brecha. É empregado em diversas ocasiões, e tem diversos significados, dependendo da forma que é usado. Muito comum para designar mudanças bruscas em um gráfico, como por exemplo, um aumento repentino de preço de um produto.

- Google Adwords

Uma ferramenta que o Google desenvolveu para que um link apareça nos resultados em forma de anuncio. Por exemplo, você não consegue fazer com que a sua empresa apareça na primeira página de resultados do Google, então você para o Google, e quando alguém fizer uma pesquisa relacionada, você aparece para ela. Saiba mais sobre Google adwords aqui.  

-Inbound Marketing

Conhecido como novo marketing, o inbound marketing tem como objetivo fazer o consumidor ir atrás da marca, e não a marca ir atrás do consumidor. Saiba mais sobre inbound marketing aqui.  

 -KPI

É a sigla para o termo em inglês “Key Performance Indicator”, que significa indicador-chave de Desempenho. Esse indicador é utilizado para medir o desempenho dos processos de uma empresa e, com essas informações, colaborar para que alcance seus objetivos. Você pode saber mais sobre KPI clicando aqui.  

-Landing page

É a página de destino ou página de entrada, é a página por onde o visitante chega a um site, quando um usuário clica em um resultado de busca ou em um anúncio de banner ou links patrocinados, eles são direcionados para as landing pages. Saiba mais sobre landing page aqui.  

- Lead

Muitas vezes escrito como se lê: “lide”. É o termo usado para designar o contato que você tem de uma pessoa que demonstrou algum tipo de interesse pela sua marca ou produto. Saiba mais sobre lead aqui, aqui e aqui.

- Outbound Marketing

É o famoso “marketing antigo”. Ao contrário do inbound marketing, você vai atrás do consumidor. Por exemplo, aqueles anúncios obrigatórios nos comerciais de TV ou no meio do vídeo do Youtube, onde o consumidor não tem a opção de não ver, se quiser continuar vendo o conteúdo (a novela ou o vídeo do youtube).  

- ROI

ROI é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, e o montante de dinheiro investido, é um termo muito usado em publicidade online. Em finanças existem três formulações possíveis de taxa de retorno, através do retorno efetivo, retorno exigido e retorno previsto. Saiba um pouco mais sobre ROI clicando aqui.  

-SaaS

O SaaS, abreviação de “software as a service” e traduzido em português para “software como serviço”, é um modelo de software que não precisa ser instalado no local, é apenas liberado o acesso ao serviço para sua utilização através da internet. O SaaS promete uma implementação mais fácil, rápida e barata em relação ao modelo de software tradicional, Os SaaS são, basicamente, sites utilizadores da Computação em Nuvens, pois oferecem serviços online, antes somente possíveis através de programas específicos, devidamente instalados em um computador. Em resumo: se um site oferece um serviço online, o qual poderia, facilmente, ser feito por um programa, ele é um SaaS. Se você quer saber algumas vantagens do SaaS clique aqui.

- SEO

Você já se perguntou sobre como o Google faz para exibir os melhores resultados primeiro, no meio de milhões de sites? Ele utiliza logaritmos específicos que buscam os sites mais amigáveis em cada. Cada modificação que você faz no seu site para torná-lo mais amigável para o Google é SEO. Saiba mais sobre SEO aqui.     Você ainda tem alguma duvida sobre algum desses termos e quer ver um artigo só pra ele? Comente aqui! Grande abraço e até a próxima!


30 de novembro de 2015 Master Administrador Marketing, Mercado de turismo, Relacionamento com o cliente

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