Blog

Um blog com tudo o que você precisa para o crescimento da sua empresa de turismo

Redes sociais: entenda a melhor forma de monitorar seu público alvo

Redes_sociais_entenda_a_melhor_forma_de_monitorar_seu_publico_alvo

Em qualquer negócio, é primordial conhecer o público com quem se trabalha, para desenvolver serviços e produtos que realmente atendam às necessidades dos consumidores. No mercado de turismo isso não é diferente! Para conhecer quais são os sonhos e desejos, e compreender melhor o perfil destes viajantes, nada melhor do que monitorar as redes sociais e o comportamento do consumidor nesses canais. Mas, você sabe como fazer isso?

Neste post você encontrará quatro maneiras infalíveis para entender seu cliente por meio do acompanhamento de sites, blogs, Facebook, Instagram, entre outros. Confira!

Faça pesquisas

Nada melhor para entender o que o outro quer do que realizando pesquisas, certo?! Pois bem, existem ferramentas como o Google Drive e Survey Money  que possibilitam a criação de formulários online com questões que você mesmo pode desenvolver, de maneira simples e fácil. Não fique esperando relatórios de mercado, faça você mesmo seu levantamento de dados e obtenha as informações específicas sobre o que você deseja saber. Escolha o público e analise os resultados, essas ferramentas trazem a análise completa, com base em gráficos e relatórios a porcentagem de respostas que os seus clientes deram.

Mensure as informações adquiridas

De nada adianta você investir tempo planejando, colocando em ação e atraindo pessoas para responder a sua pesquisa, se os dados nela colhidos não forem analisados. Por isso, ao término do prazo para respondê-la, avalie o que seu cliente diz. Este é apenas um passo, que contribuirá significativamente para que você entenda melhor seu público. Mas as ações neste sentido devem ser contínuas e novas fontes de informação devem ser encontradas. O Facebook, por exemplo, possui o aplicativo Page Insights que mostra informações muito importantes de maneira rápida e diária. Com ele, é possível encontrar dados como gênero, faixa etária, posts mais curtidos, número de visitas e a localização de onde elas vêm. Com isso você conseguirá ver quantos dados relevantes podem ser trabalhados em prol de um aumento significativo no número de vendas.

Conheça ferramentas de monitoramento

Hoje em dia já existem diversas ferramentas que monitoram as principais redes sociais. Com elas você consegue monitorar, por exemplo, uma palavra-chave. Isso permite que você prepare promoções e ações digitais mais assertivas. Existem ferramentas gratuitas, como a Hootsuite, que cumprem a promessa de monitoramento mas não aprofundam muito e aquelas que são pagas, que oferecem uma gama de informações muito mais completa. Vale pesquisar e definir qual é a melhor para os seus objetivos!

Ouça o que seus seguidores têm a dizer

Esteja sempre atento ao que seu seguidor diz, e não deixe de interagir com ele. Mesmo que seja feita uma crítica, tenha bom senso e o responda, não o deixe pensar que não está sendo “ouvido”. Ao criar este relacionamento, você estará abrindo um importante canal de comunicação  para que você conheça melhor seus clientes e potenciais consumidores. Independente de você ter uma agência de turismo de pequeno, médio ou grande porte, analisar seu cliente por meio das redes sociais é uma excelente estratégia, pois você conseguirá identificar informações importantes para segmentar seu mercado e desenvolver ações certeiras para cada um de seus públicos!

E aí, gostou das informações? Você tem alguma experiência com monitoramento de redes sociais? Conte para a gente nos comentários!


1 de abril de 2015 Master Administrador Marketing, Relacionamento com o cliente

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós temos a confiança dos mais diversos clientes.
Junte-se a eles usando um de nossos serviços e expanda seus negócios
fale conosco