Reduzir custos em sua agência de turismo: 5 dicas para economizar mais
O controle financeiro é, sem dúvida, uma das tarefas mais importantes para um empreendedor. Atualmente, cerca de 50% das empresas brasileiras fecham as portas depois de apenas três anos de funcionamento, principalmente por conta da desorganização e da falta de planejamento quando o assunto são as finanças.
É por esse motivo que, para sobreviver no mercado, é fundamental que a gestão desenvolva as melhores práticas na área. E isso não exclui as agências de turismo. Uma das formas para ter o melhor desempenho nas finanças da sua empresa é realizar uma gestão estratégica de custos. Não raro, simples medidas já são suficientes para praticar preços mais competitivos ou ver a situação do caixa mais favorável no final do mês. É por esse motivo que vamos abordar, nesse post, as 5 dicas para reduzir custos em sua agência de turismo. Confira!
Fidelize-se
Os fornecedores e parceiros certamente podem garantir a excelência dos pacotes turísticos ou serviços prestados na área de turismo. Por esse motivo, é fundamental que a sua agência procure se fidelizar com alguns fornecedores estratégicos, de modo a facilitar negociações e, principalmente, reduzir custos nessa área. Outra dica importante é verificar com hotéis e linhas áreas, por exemplo, a possibilidade de se formar parcerias sólidas.
Comissionamento
Sabemos que a política de comissionamento muitas vezes se faz necessária para o bom desempenho da equipe de vendas. No entanto, é fundamental que o empreendedor faça um benchmarking para descobrir as melhores práticas elaboradas pelo mercado nessa área. Não é raro encontrar empresas que ofereçam comissões desproporcionais, o que impacta negativamente no caixa da empresa.
Custos fixos
Avalie todos os custos fixos que estão sendo gerados pela agência. Gastos com aluguéis feitos de maneira desproporcional, aquisição de serviços desnecessários e, até mesmo, os desperdícios gerados com materiais de escritório, terão impacto direto nas saídas de recursos financeiros e, consequentemente, no lucro líquido da sua empresa. Avalie item por item e mantenha apenas o que for essencial.
Prestação de contas
Faça um levantamento de todas as despesas e receitas geradas pela empresa. Para ajudar nesse processo, desenvolva uma cultura organizacional pautada na prestação de contas. Cada item comprado ou movimentação deve ser devidamente registrado para que se tenha total dimensão dos custos realmente efetivados. Eduque os funcionários que lidam com compras a respeito da importância da prestação de contas.
Metas de redução
Por fim, uma das estratégias mais eficazes para reduzir custos em sua agência de turismo é definir, de maneira clara, metas de redução na empresa. Para isso é importante fazer um estudo geral das despesas e custos da empresa, afim de avaliar possíveis desperdícios e os processos que podem ser otimizados em benefício do caixa. Um consultor financeiro pode ter um papel estratégico na definição dessas metas.
Você já faz uma gestão inteligente de custos na sua empresa? Essa pode ser a saída para conseguir se destacar no mercado! Para mais dicas acesse o nosso blog agora mesmo!
2 comentários
Estou a elaborar um plano de negócios de uma agência de viagens nova. Contudo, devido a inexperiência, não sei quais os software necessários para a gestão de uma agência de viagens (contas, clientes, facturação, etc..) Tem algum artigo escrito sobre o assunto? E de que formas uma agência de viagens rentabiliza o investimento? Só através de vendas de pacotes ou existem outras formas de rentabilizar o investimento?
Olá Carla, boa tarde!
Nós da Envision temos dois softwares que irão te ajudar na gestão de uma agência de viagens: o TravelAgent que funciona como um backoffice do consultor,auxiliando em todo o fluxo operacional, e o TravelGo que será o seu e-commerce de venda para o cliente final. Você pode conhecer melhor os nossos produtos em nosso site!
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Já quanto investimento da agência é bem específico e dependerá do seu modelo de negócio.
Espero ter ajudado, abraços! 🙂