5 dicas para capacitar sua equipe de vendas e gerar melhores resultados para sua agência de turismo
Quando procuramos uma agência, esperamos sempre encontrar funcionários que saibam do que estamos falando, que possam mostrar o melhor caminho e o melhor preço para o nosso pacote de viagens e – mais do que isso, que possam nos indicar uma escolha melhor, e que com certeza não nos passou pela cabeça. É por esses e outros motivos que as agências que tiverem vendedores realmente capacitados sempre sairão à frente da concorrência. Segue abaixo algumas dicas de como capacitar sua equipe de vendas, de forma a gerar maiores e melhores resultados para sua agência de viagens.
1 - Acompanhe de perto o desempenho de seus vendedores
Vendedores, muito mais do que funcionários, são os responsáveis pela decisão de compra, tendo grande influência nesse processo. São responsáveis pelo aumento de itens na hora da compra, pela fidelidade do consumidor, pelo encantamento do cliente, entre outros processos. São os representantes diretos dos negócios da sua agência de viagens, e o principal elo de ligação entre a empresa e o cliente. Por isso, devem ser sempre reconhecidos por sua boa apresentação pessoal, boa oratória (capacidade de falar em público), e também por saberem como ninguém a respeito de todos os produtos e serviços que sua agência oferece. Procure sempre relembrar sua equipe de vendas da importância que ela tem dentro dos negócios, para que sintam o “peso” de suas responsabilidades e possam, assim, trabalhar melhor a cada dia. Planeje ações internas de acompanhamento de desempenho, faça feedbacks periódicos, onde eles possam identificar seus pontos fortes e possam melhorar seus pontos fracos, e para que eles possam ter números e descrições claras de suas evoluções dentro da empresa.
2 - Ofereça um material que direcione seus colaboradores
Para que seus consultores possam falar bem a respeito de seus produtos e serviços, e sobre tudo o que há em sua agência de viagens, ele precisa conhecer – e não só conhecer – mas entender perfeitamente cada detalhe do negócio. Já pensou em montar uma pequena apostila sobre a política da empresa, missão, valores e sobre todos os produtos e serviços que ela oferece? Faça uma cópia para cada um, para que leiam e entendam sobre todo o funcionamento da mesma, para que possam desempenhar melhor suas tarefas. Montar uma apresentação falando sobre os capítulos da apostila também é uma ótima pedida. Envie essa apresentação por e-mail para os seus colaboradores, para que possam acessá-la de qualquer local. Essas medidas além de deixar seus vendedores mais seguros quanto ao que estão oferecendo, vai incorporar neles todos os valores da empresa que você pretende transmitir.
3- Invista em capacitação profissional
Ofereça a oportunidade de seus profissionais trocarem conhecimento e aprenderem com outros profissionais, seja ele através de palestras ou cursos, essa aproximação é muito importante para manter o profissional atualizado, incrementando ainda mais suas habilidades na área de vendas. As habilidades podem ser as mais diversas, seja na comunicação, postura frente ao cliente, leitura dos sinais do cliente na negociação, dentre outras, contribuem tanto para o o desenvolvimento pessoal do profissional quanto para a organização.
4 - Ofereça informações sobre o mercado
Certo, você já ressaltou a importância do vendedor dentro da agência e já mostrou a ele como funcionam os valores e os produtos e serviços da organização. Agora ele está pronto pra conhecer o mercado (e se já conhece, está pronto para saber mais). Ofereça à sua equipe de vendas informações atualizadas sobre o mercado de turismo, concorrência, tecnologia, tendências à curto e longo prazo, necessidades do consumidor de turismo, mostre modelos de negócios no ramo que deram certo e se perpetuaram, e mostre também produtos e serviços que podem substituir os seus num futuro próximo. Fazer com que sua equipe de vendas conheça o terreno em que atua lhe dará autonomia para inovar, para gerar soluções e melhorias para sua empresa.
5 - Recompense sua equipe de vendas através de metas
Estabeleça um programa de remuneração baseado no desempenho de cada um. Isso permite à sua equipe que deixem de pensar como vendedores, para que comecem a pensar como donos do negócio. Quanto melhores os resultados, maiores os ganhos. O programa deverá ter metas a serem alcançadas, baseadas nos objetivos de cada agência. Exemplos: aumentar o faturamento, aumentar o índice de satisfação dos clientes, etc. De acordo com cada objetivo, trace metas atingíveis, a curto, médio e longo prazo, oferecendo uma bonificação para cada meta atingida.
E você, o que está fazendo para aprimorar os conhecimentos de sua equipe de vendas? Tem alguma crítica ou sugestão? Assine nossa newsletter e receba dicas para lavancar o seu negócio!
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