ZMOT: entenda como o seu consumidor toma a decisão da compra

 Em Marketing

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Você sabe o que é ZMOT? Traduzido como “Momento Zero da Verdade” (Zero Moment of Truth), é o nome dado ao comportamento do consumidor na hora da compra, onde a decisão é tomada antes mesmo do comprador chegar na loja. No post de hoje vamos conhecer melhor o assunto e entender como o consumidor da sua agência de viagens toma sua decisão de compra.

Como costumava ser o modelo de compra?

Há algum tempo atrás, o modelo tradicional de compra era constituído pelas seguintes etapas:

Estímulo: o consumidor se interessava diretamente pelo produto! Isso acontece que você, por exemplo, está em busca de um produto para acabar com manchas na pele e ao assistir TV se depara com o comercial de um produto revolucionário que promete resolver seus problemas.

Prateleira (primeiro momento da verdade): para conhecer melhor o produto, o consumidor iria em busca de maiores informações. No caso, uma farmácia para conversar com um atendente e obter maiores informações sobre o produto e então realiza a compra.

Experiência (segundo momento da verdade): após fazer a compra do produto é que o consumidor poderia fazer a avaliação do mesmo em relação ao prometido e suas expectativas.

O consumidor e sua mudança de comportamento

O novo modelo de compra do Momento Zero da Verdade pode contar com as seguintes etapas:

Estímulo: momento em que o consumidor se interessa pelo produto, sendo por anúncio, comercial, indicação etc.

Pesquisa e comparação com produtos semelhantes: antes de comprar o produto, o consumidor faz toda uma pesquisa em busca de maiores informações sobre o produto/serviço. Busca também pessoas que já testaram e usaram semelhantes para saber qual a melhor opção disponível no mercado. As pesquisas normalmente são feitas na internet, 79% via smartphones.

Conversa com conhecidos: antes de comprar o serviço/produto, o consumidor costuma conversar com conhecidos próximos, como amigos e família antes de tomar a decisão.

Primeiro momento da verdade: primeiro contato direto que o consumidor tem com o produto

Compra e experiência: depois de fechar a compra, o consumidor tem a experiência com o produto e após essa etapa, compartilha a experiência com possíveis consumidores.

Se antigamente o modelo de compra era resumido nas três etapas citadas no tópico anterior, hoje o comportamento foi alterado em alguns aspectos. Hoje o consumidor não quer apenas o produto, ele quer atenção e reciprocidade. Deve haver uma troca de favores para que um cliente continue comprando na sua agência de viagens.

Por hoje vou ficando por aqui!
Abraços e até a próxima. :)

Ana Karoline Sousa
Formanda em Publicidade e Propaganda, atua na área de marketing relacionado a turismo. Apaixonada por música, gatos e nerdices, acredita no poder da comunicação e da inovação.
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