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Você sabe quais são os hábitos de consumo do turista brasileiro?

30_03 II.fw Para entender melhor o comportamento do turista brasileiro, a Panrotas encomendou a pesquisa “Uma atualização sobre os hábitos de consumo e efeito no mercado de viagens”, realizada pelo Data Popular e a apresentada pelo CEO do instituto, Renato Meirelles, que foi bastante otimista, vendo oportunidades para o setor na situação atual. A pesquisa trouxe dados importantíssimos para quem trabalha no setor e está sentindo os efeitos da crise. Apontamos os principais abaixo!  

Agências de viagens

Você sabia que 71% dos entrevistados nunca utilizaram os serviços de agências de viagens? E apenas 13% usam a agência de viagens como principal fonte de informação? Pois é, está na hora de mudar isso! O seu cliente deve ver sua agência além de um ponto de venda de passagens e pacotes aéreos, e sim como um local que ele pode se informar sem ter a sensação que só querem que ele compre, o que também não é bom para a imagem de nenhuma empresa! Afinal, uma companhia que só preocupa em vender mas não dá auxílio aos clientes não consegue mantê-los por muito tempo. Mostre-se sempre prestativo a esclarecer dúvidas e questionamentos, e prontifique-se a resolver problemas que podem aparecer. Aconselhe, ofereça facilidades de pagamento e não insista se ver que o cliente não se interessou pela proposta.  

OTAS

Na pesquisa realizada pelo Data Popular foi apontado que 19% dos entrevistados já comprou em agência física, 3% já comprou em OTA e 7% em ambas. As pessoas que compraram em agências físicas as avaliam melhor que as pessoas que compram pela internet. Se você trabalha com agência de viagens online, a sugestão para melhorar esse índice é deixar o atendimento mais humanizado. As vezes uma linguagem um pouco mais informal e dicas de navegação, por exemplo, podem te aproximar do cliente, fazendo com que o usuário não se sinta interagindo com uma máquina, mas entenda que tem uma pessoa por trás do computador.  

Consumidor exigente

O consumidor de hoje não é o mesmo de cinco anos atrás. Hoje, o seu cliente tem acesso a muito mais informações do que você pode imaginar, tudo a distância de um clique. Como sempre é bom lembrar: bom senso. Nunca tente enganar seu cliente ou manipulá-lo com informações falsas ou promoções que não existem. Além de você perder todo o crédito com o cliente que conquistou, ele ainda pode queimar a imagem da sua empresa! Esteja preparado para lidar com objeções, mas seja sempre transparente e disposto a encontrar soluções que sejam satisfatórias para ambos os lados.  

Vontade de viajar

Apesar do cenário econômico desfavorável, o brasileiro ainda tem muita vontade de viajar! Sete entre dez brasileiros dizem gostar de viajar, 82% tem entre 18 e 25 anos e 80% são trabalhadores de carteira assinada. Além desses dados, 60% dos entrevistados viajam menos do que gostariam e 73% do povo brasileiro gostam de viajar a lazer. Logo, o que está faltando é motivação. O consumidor quer comprar e você tem o produto! Deixe claro que viajar hoje em dia não é nenhum bicho de sete cabeças, até mesmo pra condições financeiras não tão boas. Converse com os clientes, seja prestativo, tire dúvidas, ofereça facilidades de pagamento! Isso além de te ajudar a concretizar uma venda, irá auxiliar também na fidelização do cliente!  

Buzz Marketing

Você sabia que o Buzz Marketing, ou marketing boca a boca pode ser mais influente do que buscas na internet? Quando se trata do planejamento de viagens, é um fato, segundo a pesquisa. Por isso, o cliente deve ter a maior experiência de viagem possível! Quando ele estiver entre amigos, ele com certeza irá citar a viagem incrível que fez nas férias, e de como foi bem atendido. Além do que, incentivar o compartilhamento de fotos na viagens e experiências podem ser muito positivos para sua empresa. Afinal, é muito mais confiável acreditar na informação de um amigo do que do site da própria empresa, não é? Nós já escrevemos um pouco sobre marketing boca a boca, você conferir clicando aqui.   Por hoje é isso! Espero que tenham gostado! Você pode conferir outros posts sobre comportamento do turista clicando aqui  e aqui. Abraços e até a próxima! :)   Fonte: Jornal Panrotas


30 de março de 2016 Master Administrador Marketing, Mercado de turismo

2 comentários

Sergio Henrique - 31 de março de 2016

Olá Ana.

Gostei muito de vosso artigo no sentido de orientar o Turista Brasileiro, pois mesmo neste momento dificil, temos muito potencial para expandirmos neste quesito.
Sou Guia de Turismo no estado de São Paulo a 26 anos e também tenciono passar minha visão comportamental do Turista Brasileiro e Estrangeiro. Ainda não sei se coloco isso em um blog ou escrevo um livro. O que voce acha?

Obrigado e até breve.

Ana Karoline Sousa - 1 de abril de 2016

Oi Sergio!
Fico feliz que tenha gostado do meu artigo!
Concordo contigo que o potencial para expandir o turismo é enorme.
Sobre a sua ideia, acho ótimo você escrever um blog de turismo, e até mais viável que um livro, por o conteúdo ser de mais fácil acesso e também por os temas serem apresentados de forma fragmentada.
Nós temos alguns artigos que incentivam a criação de blogs seguem os links:

https://www.envisiontecnologia.com.br/conteudo-para-agencias-de-viagens-5-motivos-para-sua-agencia-ter-um-blog/

https://www.envisiontecnologia.com.br/como-manter-ativo-o-blog-da-sua-agencia-de-viagens/

E também uma série com dicas para a criação do seu blog:

https://www.envisiontecnologia.com.br/como-ter-um-blog-de-sucesso-para-sua-agencia-de-viagens/

https://www.envisiontecnologia.com.br/como-ter-um-blog-de-sucesso-marketing-de-conteudo-para-agencias-de-viagens-parte-ii/

https://www.envisiontecnologia.com.br/como-ter-um-blog-de-sucesso-marketing-de-conteudo-para-agencias-de-viagens-parte-iii/

Espero ter ajudado!
Qualquer dúvida estou a disposição.
Abraços! 🙂

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