Blog

Um blog com tudo o que você precisa para o crescimento da sua empresa de turismo

Você sabe o que é KPI?

25_11 II Hoje em dia, praticamente tudo que fazemos dentro de marketing digital pode ser medido. E é por isso que hoje vamos falar um pouco sobre KPI, que é uma técnica usada por muitas empresas nas estratégias de marketing digital. Confira!  

O que é?

KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, em português significa indicador chave de performance. É uma técnica de gestão que serve para informar o resultado das métricas mais relevantes das estratégias de marketing digital.  

Pra que serve?

Quando você faz alguma estratégia digital, você precisa de planejamento, execução e avaliação. O KPI entra no processo de avaliação, onde você mede o que deu certo e o que não deu, e assim aprimora sua estratégia, para progredir cada vez mais. Porém, entre todos os resultados que temos, tem alguns que mesmo que pareçam importante, não faz a menor diferença para a nossa estratégia. Aí está a diferença entre um KPI e um indicador de performance comum! O KPI é justamente o indicador fundamental, quem sem ele não conseguiremos aprimorar nossa estratégia.  

Como escolher meu KPI?

Existem inúmeras estratégias de marketing digital, e quase sempre os KPIs serão diferentes em todas. Para escolher o KPI certo, você precisa ter um objetivo principal da sua estratégia claro, e objetivos secundários coerentes. É importante nunca confundir os dois, e nem esquecer o outro quando um da certo. Por exemplo, querer que meus e-mails sejam lidos pelo maior número de leads não pode ser um objetivo principal. Por quê que os leads precisam ler meus e-mails? Eu não quero mais nada? Agora, eu quero que meus e-mails sejam lidos pelo maior numero de leads pois preciso vender mais por e-mail marketing. Temos um objetivo principal agora: Vender mais por e-mail marketing. O objetivo secundário continua sendo ter mais e-mails lidos. A partir daí, você escolhe seus KPIs.   Depois de ter colocar sua estratégia em prática você vai analisar as métricas. A quantidade de e-mails lidos aumentou? Sim! Porquê? As vendas aumentaram? Não! Por quê? Você atingiu seu objetivo secundário, então por quê não atingiu o primário? “Quando as pessoas clicavam na Call to action  do e-mail, não permaneciam muito na página direcionada. Algo na pagina desagradou os leads”. Certo, então temos que melhorar o que não dá certo, e replanejar nossa estratégia.   É importante também manter um padrão no controle dos resultados. Coloque um prazo, e cheque sempre encima desse prazo. Mas seja coerente, se seu objetivo é atrair mais tráfego para seu site, e você colocou sua estratégia em pratica ontem, não é hoje que você vai conseguir atingir. Procure se basear em estudos e planejamento, não em sorte.   Documente absolutamente tudo dentro da sua estratégia, qualquer modificação que você precise fazer, você vai precisar de comparações, então JAMAIS ESQUEÇA DE DOCUMENTAR. E você? O que costuma fazer quando o assunto é KPI? Compartilhe conosco aqui nos comentários. Grande abraço e até a próxima!


25 de novembro de 2015 Master Administrador Marketing, Tecnologia

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós temos a confiança dos mais diversos clientes.
Junte-se a eles usando um de nossos serviços e expanda seus negócios
fale conosco