Você sabe o que é a matriz BCG?

 Em Marketing

A chamada de matriz BCG foi criada em 1970 para a consultoriaBoston Consultin Groupe no artigo de hoje você vai entender porque ela também é útil para sua empresa de turismo!


O que é a matriz BCG?

Em resumo, a matriz BCG é uma ferramenta de marketing que irá ajudar você a classificar os produtos oferecidos em sua agência de viagens! Com ela, você pode verificar a taxa de participação de mercado de cada um dos produtos de sua empresa.

Essa análise é importante para que avalie sua estratégia de marketing em relação a fase do ciclo de seu produto, como seus recursos estão sendo investidos e também ao mercado de atuação.


Classificando seus produtos

Agora que você entendeu o que é a matriz BCG, é hora de classificar seus produtos! Cada produto tem um ciclo de vida, que se resumem as seguintes etapas:

  • Introdução: sem lucro, já que as vendas realizadas ainda estão cobrindo as despesas;
  • Crescimento: aceitação do mercado e aumento no lucro;
  • Maturidade: período em que o lucro se estabiliza (tanto aumentando quanto declinando) já que o produto já foi aceito pelos potenciais consumidores
  • Declínio: queda das vendas e consequentemente do lucro

Sendo assim, os produtos na matriz BCG são classificados em quatro categorias:

  • Estrela: produto que gera um bom resultado, porém é necessário maior investimento.
  • Ponto de interrogação: o produto “incógnita”, como o nome sugere. Costumam sera produtos recém-lançados e para saber se mais lucros serão gerados é necessário aguardar mais tempo.
  • Vaca leiteira: produtos que possuem alta participação no mercado, com baixos investimentos e um bom lucro. O produto “de prateleira”, que dá bons rendimentos e praticamente se vende sozinho.
  • Abacaxi: produtos que precisam ser reformulados ou até retirados do portfólio, já que não rendem lucros e só demandam investimentos sem retorno.


Conjunto de cliente ideal

Após classificar seus produtos, é mais fácil identificar quem é o público ativo de cada um deles. Assim, você vê quem é seu cliente que te dá mais rendimento e os que trazem problemas de acordo com o produto que consome.

 

Por hoje vou ficando por aqui!
Abraços e até a próxima! :)

 

Fontes:
http://resultadosdigitais.com.br/blog/matriz-bcg-e-inbound-marketing/

http://viverdeblog.com/matriz-bcg/

Ana Karoline Sousa
Formanda em Publicidade e Propaganda, atua na área de marketing relacionado a turismo. Apaixonada por música, gatos e nerdices, acredita no poder da comunicação e da inovação.
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