Você conhece o processo de decisão de compra?

 Em Marketing

Recentemente aqui no blog falamos sobre o mercado consumidor e sobre as diferentes necessidades do seu público-alvo, como você pode conferir em nosso artigo completo sobre o tema. Agora que você já conhece mais sobre o consumidor e suas preferências, no artigo de hoje vamos falar sobre as etapas do processo de decisão!

Comportamento do consumidor

Normalmente, antes de um cliente realizar uma compra o seu consumidor tende a passar pelas cinco etapas seguintes:

1- Descoberta do problema:

A primeira etapa do processo de decisão da compra é quando seu potencial cliente percebe que tem um problema ou necessidade especial e essa solução pode ser encontrada em um produto ou serviço. Muitas vezes, esse “problema” não precisa ser necessariamente uma necessidade fisiológica como fome ou sede, mas alguma necessidade criada!  Por exemplo: a sede é uma necessidade fisiológica que seria facilmente atendida com água, mas um bom marketing faz com que o público tenha vontade de refrigerante, por exemplo.

2- Procura por informações

Após identificada a necessidade, seu potencial cliente irá buscar maiores informações sobre o que pode ajudá-lo. Essa etapa também consiste em opiniões de terceiros, sendo pessoas próximas, como ciclo de amigos e parentes, mas também levam em conta a opinião de influenciadores na internet.

3- Alternativas disponíveis

Depois de entender melhor a necessidade e ter maiores informações a respeito, seu potencial cliente irá em busca das possíveis soluções disponíveis no mercado. Por esse motivo, você deve oferecer mais que a concorrência e  ter um diferencial! Hoje seu público busca mais do que um produto/serviço, e sim uma experiência única!

4- A decisão da compra

Depois de pesquisar e avaliar as opções disponíveis no mercado, essa é a hora que seu consumidor decide de fato concretizar a compra com a empresa que ofereceu a melhor opção. Seja o mais transparente possível para evitar possíveis falhas de comunicação!

5- Pós-venda

Muito se engana quem pensa que ao vender acaba o seu contato com o cliente! A etapa de pós-venda é essencial para o processo de fidelização! Dê todo o suporte necessário caso o cliente tenha dúvidas, mantendo a qualidade do seu serviço e deixando seu cliente satisfeito. Para saber mais a respeito, confira nosso artigo com cinco dicas para otimizar seu pós-venda!

Por hoje vou ficando por aqui!
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Abraços e até a próxima. :)

 

Ana Karoline Sousa
Formanda em Publicidade e Propaganda, atua na área de marketing relacionado a turismo. Apaixonada por música, gatos e nerdices, acredita no poder da comunicação e da inovação.
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