Você conhece o consumidor atual e suas principais características?

 Em Marketing

Você conhece o perfil do consumidor atual? Dos últimos anos para cá, uma série de mudanças aconteceram no comportamento do consumidor com o uso da internet. No artigo de hoje você vai entender melhor essas mudanças, e claro, aprender a lidar melhor com seu público!

 

O perfil do seu consumidor

O seu consumidor passou por uma geração de antigos usuários até chegar em seu perfil atual:

Primeira geração: esse tipo de consumidor nasceu em meio a formação da internet, onde seu poder de compra ainda era passivo, mesmo com sua entrada na era digital. Nesse caso, todo o processo de compra e forma de serviço ainda eram decididos pela empresa.

Segunda geração: o consumidor 2 já nasceu na era das redes sociais, com maior poder de decisão que o consumidor 1, já que tinha acesso a uma boa quantidade de informações web. Mesmo assim, ainda era o consumidor que ia atrás da empresa, se sujeito aos canais impostos a ela.

Terceira geração: com o avanço da tecnologia e o alcance das mídias sociais, o consumidor passou a ter maior poder na decisão, onde o mesmo pode até acabar com a reputação de uma empresa por meio das mídias sociais. Sendo assim, as empresas passam a se moldar ao novo perfil de seu consumidor, e não mais ao contrário!

Sabendo que seu consumidor se encaixa no perfil da terceira geração, ele possui a seguinte séries de características:

  • Bem informado: seu atual consumidor tem acesso a internet, ou seja, possui informações a seu alcance a qualquer hora e lugar.
  • Conectado: seu consumidor possui contas em diversas redes sociais e pode utilizá-las para dar um feedback sobre sua empresa, seja ele positivo ou negativo.
  • Sensível a preços: o seu consumidor sempre irá avaliar o preço da oferta, portanto ele sempre deve ter certeza que serviço vale a pena.
  • Confiança em outros usuários: o consumidor atual leva muito em consideração avaliações de terceiros; o que influencia diretamente na decisão de compra.

 

 

Agora que você sabe desses dados, é importante entender que com toda a tecnologia e informação que seu consumidor tem disponível nos dias atuais, sua empresa deve se adaptar ao usuário, não mais o contrário, como era antigamente.

Por hoje vou ficando por aqui!
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Abraços e até a próxima. :)

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