Utilizando arquétipos na estratégia de sua empresa de turismo

 Em Marketing

Você sabe o que são arquétipos? No artigo de hoje você irá entender o que são e como utilizar na estratégia de marketing de sua empresa de turismo!

O que são arquétipos?

 

Arquétipos nada mais são do que modelos ideais de conceitos que já temos formados em nossa cabeça! Por exemplo, quando falamos para você pensar em um cachorro, você provavelmente o associa a fidelidade. Já quando falamos para pensar em um gato, você provavelmente deve associá-lo a independência.

Esses valores que já temos em nosso inconsciente são arquétipos, mas existem também os que são transmitidos ao longo de gerações, como contos, cultura popular, crenças etc.

Como utilizar em sua estratégia de marketing?

Existem várias maneiras de usar arquétipos em sua marca ou estratégia. Você pode aplicá-los em uma campanha para induzir não somente a compra de um produto, como a questões de comportamento.

Alguns exemplos: como citamos no primeiro tópico, ao utilizar um logo de cachorro, você estará inspirando ao público fidelidade, que é diretamente associado ao animal.

Já quando falamos na venda de um determinado produto, ao associá-lo ao arquétipo, o consumidor fará a conexão entre ambos. Por exemplo: uma pesquisa realizada em uma loja de vinhos mostrou que no dia em que era tocada música alemã no ambiente, os vinhos da Alemanha eram os mais vendidos. O mesmo ocorria quando era tocada música francesa: os vinhos franceses se saíam melhor na venda!


Por que usar arquétipos são tão eficazes?

 

Quando vemos alguma propaganda ou produto que tenha determinado arquétipo, neurotransmissores e hormônios são produzidos, gerando sentimentos e emoções que fogem de nosso controle.

De acordo com o diretor do Friedman Brain Institute, Dr. Eric J. Nestler, é necessário que os estímulos utilizando arquétipos sejam usados repetidamente, já que havendo interação apenas uma vez, não ocorre a reação em nosso organismo. Sendo assim, é necessário em média, ver um anúncio/estímulo pelo menos 6 vezes para que consiga de fato influenciar o público.

Por hoje vou ficando por aqui!
Deixe sua opinião nos comentários!
Abraços e até a próxima. :)

Fonte: https://viverdeblog.com/arquetipos/

Ana Karoline Sousa
Formanda em Publicidade e Propaganda, atua na área de marketing relacionado a turismo. Apaixonada por música, gatos e nerdices, acredita no poder da comunicação e da inovação.
Artigos recomendados

Deixe um comentário