Usando o Google Analytics em sua empresa de turismo

 Em Marketing

Você já usa o Google Analytics em seu e-commerce de turismo? Ele é uma das ferramentas mais completas para análise de métricas e altamente necessária! Afinal, todo o investimento que você teve na criação do e-commerce, gerenciamento em mídias sociais e segmentação de público-alvo irá por água abaixo se você não mensurar e verificar se sua estratégia está dando certo. No post de hoje vamos falar sobre as métricas essenciais dentro do Google Analytics!

 

Quem visitou seu site?

Ao instalar o Google Analytics em seu e-commerce, você terá acesso a diversas informações na página inicial. No menu lateral existem várias abas, como a “público” e dentro dela o item “visão geral”, que disponibilizará informações essenciais, como o número de pessoas que visitaram seu site em determinado dia/horário, além de informar o país onde os usuários moram, os dias que os usuários mais acessam seu site, entre outras opções.

 

Origem do tráfego

Outra métrica importante que você terá acesso com o Google Analytics é descobrir de onde vieram seus visitantes. As origens de tráfego podem ser:

Tráfego de pesquisa: quando o internauta faz uma pesquisa em um site de busca (como o Google, Yahoo, Bing etc) e encontra o seu site nos resultados de busca orgânica.

Tráfego pago: também por meio de resultados de pesquisa em sites de busca, porém com o diferencial de seu site ter sido encontrado por meio de um anúncio pago.

Mídias sociais: tráfego gerado por meio das das redes sociais. É possível verificar no Google Analytics quais mídias sociais atraem mais usuários para seu site!

E-mail marketing: tráfego gerado por meio de campanhas de e-mail marketing.

Tráfego direto: quando o usuário acessa a URL direta do seu site/blog no navegador.

Referral/ referências: quando algum outro site menciona o seu e há um link direcionado, que quando o usuário clica, é encaminhado para seu site.

Campanhas: mostra quantas pessoas acessaram seu site por meio de anúncios, incluindo o Google Adwords.

 

Permanência do usuário

Depois de saber o número de internautas que visitam seu e-commerce regularmente, você também pode saber por meio do Google Adwords o tempo de permanência do usuário em cada página. Para verificar quanto tempo o internauta passa em média no site, acesse o menu “comportamento”, em seguida “visão geral” e depois clique em “engajamento”. Assim você terá acesso as informações do tempo de permanência do usuário no seu e-commerce. Caso fiquem pouco tempo, é hora de verificar o que pode ser melhorado!

Se você gostou do post de hoje, temos outro artigo sobre Google Analytics, confira! 

Por hoje vou ficando por aqui!

Abraços e até a próxima! :)


Fonte:

http://tutano.trampos.co/13893-3-dicas-basicas-de-google-analytics/

Ana Karoline Sousa
Formanda em Publicidade e Propaganda, atua na área de marketing relacionado a turismo. Apaixonada por música, gatos e nerdices, acredita no poder da comunicação e da inovação.
Artigos recomendados

Deixe um comentário