SEO – Tudo o que precisa conhecer sobre o termo!

 Em Marketing

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Se você costuma ler artigos ou fazer pesquisas sobre marketing digital, já deve ter notado que o termo “SEO” está sempre presente. Mas você de fato sabe o que é? No post de hoje você vai saber o que significa o termo, como ele funciona, além de sua importância para seu site.


Afinal, o que é SEO?

SEO é abreviação de “Search Engine Optimization” e se refere a otimização de seu site/conteúdo, visando sempre estar nas primeiras posições dos resultados de sites de busca. Por exemplo: você pesquisa quais são as melhores praias de Salvador no Google e há mil sites falando do mesmo assunto. O Google vai direcionar os melhores resultados para a primeira página e é aí que o SEO entra.

 

Qual a importância dele para o seu site?

Você já parou para pensar quantos sites tem o mesmo segmento que o seu? Ou quantos blogs publicam conteúdos diariamente? Pois é, não são poucos os concorrentes e em meio a uma infinidade de opções, como o seu site vai poder ser encontrado quando algum prospect fizer uma busca no Google? Funciona basicamente do mesmo jeito quando você entra em uma loja de roupas e pede ao vendedor uma camiseta vermelha: dentre as várias opções, ele irá filtrar as alternativas disponíveis e mostrar as que irão atender o que você está procurando. Se você trabalha com Inbound Marketing e é dono de um blog com conteúdo voltado a seus leads e clientes, é importante que você sempre se atente aos critérios de ranqueamento dos sites de busca e publique conteúdo com frequência!

 

Critérios de mecanismo de busca

Por mais que existam inúmeros sites de busca na internet, como o Yahoo e o Bing, o Google continua na liderança com 94,31% das pesquisas, sendo estudo da Serasa Experian Hitwise.

Os principais meios de ranqueamento do Google em suas buscas são:

 

  • O uso da palavra-chave no conteúdo;
  • Textos extensos;
  • Tempo de carregamento da página;
  • Quantidade de atualizações feitas no site/blog;
  • Uso de palavras-chave no título e subtítulo
  • Uso de links externos e internos.

 

Ah, mas não vale dar uma de esperto e colocar todas essas informações porque o Google é mais exigente ainda! O seu conteúdo deve ser relevante a pesquisa para que seja direcionado as primeiras páginas de busca.


Ferramentas SEO

Há diversas ferramentas que podem ajudar no SEO do seu site/blog. No post de hoje vou citar apenas algumas que normalmente são as mais utilizadas. São elas:

Google Analytics: essa é uma ferramenta gratuita e indispensável para saber como anda o desempenho do seu site. Com ele, você sabe o número de visitar que seu site recebeu, a frequência de visitas, o tempo que permanecem e quantas páginas foram acessadas.

Alexa: é um mecanismo de análise, onde você verifica a performance de seu site em comparação aos concorrentes.

Google Keyword Planner: esse é um planejador de palavras! Com o Google Keyword Planner, é possível ver as previsões de tráfego da palavra-chave que pretende usar.

Moz Bar: com essa ferramenta, você consegue descobrir a classificação do seu site e dos concorrentes!

Seo Browser: essa é uma ferramenta fantástica! Com ela, você irá ver seu sita da mesma forma que o Google, ou seja, por meio de textos! Ah, e por meio dela, até o menor dos erros não passará despercebido.

 

E por hoje é isso!
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Abraços e até a próxima. :)

 

Fonte:
http://viverdeblog.com/o-que-e-seo/

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