Blog

Um blog com tudo o que você precisa para o crescimento da sua empresa de turismo

Principais Tendências de Turismo para 2015

[caption id="attachment_11604" align="alignnone" width="792"]principais tendências de turismo para 2015 principais tendências de turismo para 2015[/caption]

De acordo com dados fornecidos pelo Ministério de Turismo, em 2014 no que se refere ao faturamento, as empresas pesquisadas registraram variação média de 3,7% em relação ao mesmo período de 2013. Como pode ser observado na imagem abaixo, os maiores índices apurados vão para Meios de Hospedagem e Turismo Receptivo, e os menores para parques, atrações turísticas e operadoras de turismo.

[caption id="attachment_11613" align="alignleft" width="421"]principais tendências de turismo para 2015 principais tendências de turismo para 2015[/caption]  

No relatório, os empresários alegam que os limitadores do crescimento no período foram a disputa acirrada com a concorrência, o alto investimento em divulgação e custos operacionais. Para o último trimestre desse ano, a pesquisa aponta que os empresários pretendem fazer maiores investimentos em tecnologia da informação, capacitação de colaboradores e funcionários e infraestrutura de seus estabelecimentos. Pois bem, o fim de 2014 chegou. E o seu negócio? Cresceu? Declinou? Quais foram os seus maiores desafios nesse período? Para entrar em 2015 com o pé direito, é preciso planejar - ou seja, listar onde mais você teve resultado, onde não teve - e com base nisso, criar novas metas para o ano que vem. Pensando nisso, elaboramos uma lista com as principais tendências do mercado de turismo em 2015, afim de que você possa ter uma visão melhor sobre o que estará em alta nesse próximo ciclo. Confira:

Destinos brasileiros

De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, o Brasil ficou em primeiro lugar em uma lista dos melhores destinos emergentes do mundo para conhecer em 2015. Essa lista levou em consideração locais inusitados e não muito conhecidos, mas com grande potencial para se tornarem ícones do turismo mundial no ano que vem. O aumento do interesse internacional por nossas terras se deve ao fato da realização da Copa do Mundo de 2014 ter sido aqui e também por ser sede das Olimpíadas em 2016, ficando à frente de destinos como Grécia, Nicarágua e Taiwan. Falando em Olimpíadas, temos aqui outro artigo mostrando como preparar sua agência para o evento. As opções procuradas por aqui vão desde roteiros pelas favelas do Rio de Janeiro a viagens pela Amazônia. Segundo a pesquisa, as pessoas de “fora” conhecem o Brasil pelo futebol e pelo Carnaval, porém agora acreditam que o país tem bem mais a oferecer.

Ciclismo

Na tentativa de fugir da loucura do trânsito, houve um aumento da busca pelos turistas por passeios de bicicleta em destinos turísticos. Isso se deve também por conta da construção de ciclovias pelas cidades, tornando então o uso de bicicletas como parte do cotidiano de milhares de pessoas. Fontes como Estadão e Terra já publicaram artigos falando sobre a tendência a adoção do meio de transporte. Fora isso, algumas agências já oferecem pacotes específicos para os que tem interesse em conhecer a cidade da sua viagem sobre este meio de transporte não poluente.

Simplicidade, tecnologia e gastronomia

Além desses, as pessoas vêm buscando por maneiras mais simples de se organizarem para poderem aproveitar melhor suas viagens. O site Agente no Turismo aponta também tendências como a procura por hostels, ou “posthels” - que são hotéis econômicos, bem decorados e cheios de facilidades tecnológicas. Contam também o caso do “peer-to-peer eating”, ou, no português “refeições informais”, onde a alimentação ganhou um toque pessoal - sites indicam lugares que os viajantes podem jantar na casa de alguém local, conhecer um prato diferente e ainda por cima, conhecer mais da cultura da cidade através de uma boa conversa.

A tendência “braggie” é mais um costume que vira e mexe vemos por aí. Trata-se do ato de publicar em redes sociais uma foto da paisagem da cidade visitada, seja ela acompanhada por um drink, uma refeição ou uma companhia. Tem também o Smartwatches - são relógios inteligentes usados para planejar, organizar e facilitar as viagens. Podem ser usados também como chave de quarto do hotel e também para guardar o cartão de embarque dos viajantes.

E você, o que achou? Modismos ou vieram para ficar? Alguma dessas tendências pode ser aplicada nos serviços de sua agências de viagens? Fale conosco, suas sugestões podem ser alvo de mais um artigo em nosso blog!


20 de fevereiro de 2015 Master Administrador Mercado de turismo, Tecnologia

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós temos a confiança dos mais diversos clientes.
Junte-se a eles usando um de nossos serviços e expanda seus negócios
fale conosco