Principais pontos de um estudo de mercado

 Em Marketing

Já falamos aqui no blog a importância de fazer uma pesquisa de mercado (como você pode conferir em nosso artigo completo sobre o tema)! Em nosso post de hoje vamos falar sobre os pontos essenciais para fazer um estudo de mercado!

 

Relembrando o que é estudo de mercado

O estudo de mercado diz respeito à pesquisa realizada por empreendedores que estão criando sua empresa ou se situando melhor em seu mercado de atuação. O principal objetivo deste estudo é analisar o segmento de uma empresa em diversos fatores para assim entender melhor seu ramo de atuação e aplicar estratégias com maior precisão!

 

1- Segmentação de mercado

Antes de pensar em uma estratégia visando alcançar seu público-alvo, é necessário fazer a segmentação de mercado! Para isso, você dividir o mercado em diversos ambientes (a famosa análise macroambiental), sendo os mais eles: ambiente econômico, ambiente sociocultural, ambiente natural, ambiente tecnológico e ambiente político-legal. Esses ambientes são bem amplos, mas importantes para você saber os impactos que causam no mercado e ter uma visão melhor do que deve se atentar e no que investir sem medo, além de ficar atualizado.

 

2- Público-alvo e suas necessidades

Para ter sucesso em seu mercado de atuação é preciso além de definir sua segmentação, entender qual é seu público-alvo e suas necessidades! Você que trabalha há um tempo na área de turismo já deve ter uma média de idade e comportamento, ou até mesmo estudando online é possível ter informações preciosas, mas o ideal seria aplicar uma pesquisa com clientes reais. Se possível, faça um breve questionário e peça para seus clientes responderem, que pode ser oferecido online ou mesmo na agência de viagens. Lembre-se de fazer perguntas pertinentes e não exagere no número de questões para não incomodar o cliente!

 

3- Estudo da concorrência

Tão importante quanto estudar o mercado de atuação e o público-alvo é avaliar seus concorrentes! Pesquise a respeito de seus concorrentes diretos e avalie pontos como valores, custo-benefício, agilidade no atendimento ao cliente, verificando quais itens sua empresa possui vantagem e quais são necessários melhorar.

 

Por hoje vou ficando por aqui!
Deixe sua opinião nos comentários!
Abraços e até a próxima. :)

Fontes:

https://viverdeblog.com/estudo-de-mercado/#estudo-de-mercado-elementos

 

Ana Karoline Sousa
Formanda em Publicidade e Propaganda, atua na área de marketing relacionado a turismo. Apaixonada por música, gatos e nerdices, acredita no poder da comunicação e da inovação.
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