Por que utilizar mapas mentais para gerenciar seus projetos?

 Em Marketing


Você utiliza mapas mentais no seu dia a dia? No artigo de hoje vamos citar as principais vantagens dessa ferramenta que pode ser utilizada para diversos objetivos e claro, ajudar no gerenciamento de seus projetos!

O que é?

O mapa mental é uma ferramenta de gestão de informações que funciona como um organizador de ideias visual. Você pode utilizá-lo para organizar desde as mudanças que deseja fazer em sua agência de turismo até o gerenciamento de projetos importantes!

O mapa mental funciona de uma maneira bem simples: você irá montar um diagrama com o tema central a partir dele, você irá desenvolver tópicos e subtópicos, como exemplo abaixo:

Existem alguns softwares de mapa mental com opções pagas e gratuitas. Na Envision, utilizamos o Mindmeister!


Como utilizar no gerenciamento de projetos?

 

Como citado no tópico anterior, o mapa mental irá funcionar como um organizador de ideias! Sendo assim, você pode utilizá-lo para estruturar todo o seu projeto, desde características individuais, anotações, links, gráficos e artigos que sejam importantes no mesmo local!

Você também pode utilizá-lo na etapa de planejamento, dividindo em tópicos os problemas a serem resolvidos, perguntas principais, hipóteses e previsões, por exemplo!

As principais vantagens de utilizar um mapa mental:

Criatividade: mapas mentais são boas maneira de fazer sua criatividade fluir! Ao criar um mapa mental, você pode organizar sua ideia por um tema principal em tópicos e assim atualizar e adicionar notas sempre que surgir uma nova ideia!

Organização: por ser um diagrama, você organiza e reúne todas as informações necessárias para seu projeto, evitando que você se esqueça de dados importantes, além de sempre permitir a adição de novos tópicos de acordo com suas necessidades.

Brainstorming: essa ferramenta é sem dúvida uma das melhores maneiras de fazer um brainstorming, já que conecta todos itens que possam ser relacionados ao tema principal, onde depois são analisadas e selecionadas melhores opções.

 

Por hoje vou ficando por aqui!
Se você gostou desse artigo, confira nosso post sobre como gerenciar seus projetos com o Google Agenda

Abraços e até a próxima. :)

Fontes: https://blog.runrun.it/mapa-mental/

Ana Karoline Sousa
Formanda em Publicidade e Propaganda, atua na área de marketing relacionado a turismo. Apaixonada por música, gatos e nerdices, acredita no poder da comunicação e da inovação.
Artigos recomendados

Deixe um comentário