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planejamento de marketing

Planejamento de marketing: seu primeiro cronograma semanal

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Já pensou no que fazer no tempo livre enquanto nossa ferramenta trabalha por você? Pensando em estratégias para alavancar o seu negócio, elaboramos um planejamento de marketing com cronogramas semanais para você implantar ações para fidelizar seus clientes, atrair novos, e criar um relacionamento estável e duradouro com eles. Confira!

Segunda-feira: organização de mailing do seu planejamento de marketing

Caso você não saiba, mailing é a sua lista de contatos. Tire o tempo que tiver livre para ir atrás desses contatos. Recomendamos que, por enquanto, você recolha pelo menos nome e e-mail. Organize-os em uma planilha no Excel (ou use o Google Drive, ferramenta do Gmail onde você não precisa baixar arquivos para mexer - ele fica salvo na nuvem). Geralmente o Gmail tem essa lista salva, ou se você tiver poucos contatos para abrir uma lista, procure os e-mails de seus amigos pessoais do facebook, (afinal, qualquer pessoa do mundo é um cliente potencial para fazer uma viagem), e diga que é para pulverizar conteúdos sobre dicas de viagens (dessa forma você já adquire a permissão deles para receber seus conteúdos).

Terça feira: Coleta do maior número de informações possível sobre os clientes que pretendo atingir

Para formalizar seu planejamento de marketing, você precisa definir com clareza seu público-alvo. Hoje você vai tirar o seu tempo livre para buscar toda e qualquer informação importante a respeito dos seus clientes: nome, endereço, preferências, se tem filhos, se é casado (a), solteiro (a), se estuda, se trabalha, se participa de eventos, se gosta de esportes, gastronomia, festas noturnas, enfim… todas essas informações são cruciais para a próxima tarefa. Recolha tudo o que puder e depois filtre o que é realmente importante: exemplo, se o seu cliente gosta de eventos corporativos e sua agência oferece, marque. Caso haja algum interesse dele que você ainda não ofereça, guarde a informação para poder usá-la num futuro próximo.

Quarta- feira: Divisão do meu mailing por interesse (agrupamento de personas)

Feita a organização dos seus contatos, abra outra planilha no Excel e divida-a em algumas abas, separando-as por um interesse distinto em cada uma. Exemplo: turismo de lazer, turismo corporativo, eventos, turismo de aventura, terceira idade, etc. Abaixo delas coloque todos os contatos que forem referentes a cada tipo de interesse. Só você conhece os seus clientes, então, dividi-los por grupos de interesses é uma tarefa que só você vai saber fazer. Dividindo-os dessa forma fica mais fácil fazer uma avaliação por perfil e uma abordagem personalizada para falar com cada um posteriormente.

Quinta-feira: Criação de pacotes para cada grupo de personas

Feita a separação dos seus contatos por interesse, chegou a hora de criar um pacote para cada grupo. Imagine que você seja um dos integrantes do grupo e tenha uma viagem dos sonhos planejada, em segredo para o Havaí, por exemplo. E de repente, sem aviso prévio recebe um texto sobre os locais, sobre a cultura, atrativos, praias e uma oferta tentadora para viajar nas próximas semanas. Você se sentiria especial, não é? Pois é bem isso que deverá fazer. Descobrir cada ponto importante dos gostos dos grupos e montar pacotes específicos de viagem para mandar para eles depois. A ideia de exclusividade dá aos clientes o ar personalizado do atendimento - um dos maiores diferenciais das agências pequenas. Crie e deixe pronto dois ou três pacotes específicos para cada grupo, leia depois e veja se a leitura vai criar um ar de encantamento em seu cliente.

Sexta feira: pesquisa e seleção de imagens para cada pacote de viagens

Pacotes criados, grupos definidos, estamos quase lá! Agora você deve selecionar imagens específicas e bem atrativas para colocar nos seus pacotes de viagem. Caso tenha dificuldades em montar um layout bacana, contrate um designer para te ajudar. Caso queira fazer, o Canva disponibiliza ideias bem bacanas e é bem fácil de fazer montagens, posts para facebook, e tal. Escolha imagens que mostre as belezas locais, as paisagens, enfim: explore tudo o que for belo e fizer o cliente fcicar de boca aberta quando ver o que você mandou para ele.

Bom, essas foram as nossas dicas dessa semana. Para semana que vem, temos mais sugestões para você surpreender os clientes de sua agência de viagens. Até lá!


18 de maio de 2015 Master Administrador Marketing, Mercado de turismo

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