Pesquisa de mercado – Entenda o conceito e saiba porque é importante para sua empresa de turismo

 Em Marketing

Você sabe o que é e como funciona uma pesquisa de mercado? No artigo de hoje você vai entender melhor seu conceito e porque ela é tão importante para sua empresa de turismo!

O que é?

O estudo de mercado diz respeito à pesquisa realizada por empreendedores que estão criando sua empresa ou se situando melhor em seu mercado de atuação. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar o segmento de uma empresa em diversos fatores para assim entender melhor seu ramo de atuação e aplicar estratégias com maior precisão.

Por que fazer?

Fazer uma pesquisa de mercado é importante para você inicialmente você se situar em seu nicho de atuação, analisando todos os aspectos. É através dessa análise que você saberá com maior precisão quem é seu público-alvo, quem são seus principais concorrentes, além de estudá-los a fundo. Ao realizar a pesquisa de mercado, você consegue identificar as dificuldades, vantagens, desafios e oportunidades em seu nicho de atuação. Além dos principais hábitos de consumo de seus potenciais clientes.

Ao identificar todas essas informações, sua estratégia será traçada com mais assertividade e as chances de sua empresa alcançar o sucesso são infinitamente maiores!

 

Como fazer?

Para fazer uma boa pesquisa de mercado, é necessário que você analise os seguintes pontos:

 

  • Análise macro-ambiental: apesar de um pouco cansativa e extensa, é crucial para um bom planejamento. Os ambientes que você deve considerar são: econômico, cultural, político-legal (leis e regulamentos que têm ligação com o segmento), cultural, demográfico, natural e tecnológico. Esses ambientes são bem amplos, mas importantes para você saber os impactos que causam no mercado e ter uma visão melhor do que deve se atentar e no que investir sem medo, além de ficar atualizado.
  • Segmentação do mercado: em qual categoria o serviço ou produto que você oferece se encaixa?
  • Necessidades do mercado: o que faz seu potencial cliente escolher seu produto com tantas opções semelhantes? Lembre-se que quando um cliente escolhe a sua empresa, ele não está comprando apenas um produto/serviço, e sim a experiência!
  • Análise da concorrência: ao analisar o mercado, um dos dados essenciais é estudar seus concorrentes. Analisando a estratégia de seus principais concorrentes você consegue comparar e notar o que sua empresa possui de vantagem e desvantagem, e assim verificar os pontos que devem ser melhorados.
  • Regulamentação: outro ponto importante é saber quais leis e regulamentos regem o seu mercado de atuação e possuam influência em algum setor.

 

Por hoje vou ficando por aqui!
Deixe sua opinião nos comentários!

Abraços e até a próxima. :)

 

Fontes: http://viverdeblog.com/estudo-de-mercado/

Ana Karoline Sousa
Formanda em Publicidade e Propaganda, atua na área de marketing relacionado a turismo. Apaixonada por música, gatos e nerdices, acredita no poder da comunicação e da inovação.
Artigos recomendados

Deixe um comentário