Novas regras de bagagem – Entenda o que mudou com a aprovação do fim da franquia de bagagens

 Em Agência de Viagens

Desde o ano passado, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) está em discussão para decidir as novas regras de bagagem para voos nacionais e internacionais. A mudança que foi aprovada para 2017 andou causando bastante polêmica entre os viajantes que costumavam levar a bagagem no limite. No artigo de hoje você vai entender melhor o que mudou!


O que mudou com a nova decisão?

 

Antes da decisão, cada passageiro de voo doméstico tinha direito a despachar uma mala de até 23kg, já em voos internacionais era permitido despachar duas malas de até 32kg. Com a mudança, as companhias podem cobrar pelas bagagens despachadas, tanto em destinos nacionais quanto internacionais. Para compensar, houve também alteração na bagagem de mão: anteriormente era permitido apenas um volume de até 5kg. Com a nova decisão, a bagagem de mão pode ter um volume a mais e pesar até 10kg. As regras para bagagem de mão entraram em vigor desde 14 de março e de bagagem despachada a partir de 20 de junho.

 

Prazo de restituição de bagagens extraviadas

 

Além da questão da cobrança da franquia bagagem, outra mudança que a Anac fez foi a redução do prazo de devolução de bagagens extraviadas. A restituição de bagagem perdidas era feita anteriormente em até 30 dias, e agora com a nova regra, teve seu prazo reduzido para sete dias em voos domésticos. Já para voos internacionais, o prazo determinado foi de até 14 dias, com valor de reembolso pré-determinado.

 

Companhias nacionais

 

De acordo com a nova regra da Anac, cada companhia pode cobrar como preferir o despacho de bagagem. As companhias brasileiras Azul, Gol, Avianca e Latam já atualizaram seus sites com os novos procedimentos. Segundo as companhias, essa mudança pode ser benéfica para os passageiros que não tem necessidade de muita bagagem, podendo abaixar os custos nessa categoria.

 

Por hoje vou ficando por aqui!
Deixe sua opinião nos comentários!

 

Fontes:

http://www.melhoresdestinos.com.br/bagagem-aviao-anac.html

http://festivalando.com.br/novas-regras-de-bagagem-o-que-muda-na-vida-festivaleira/

Ana Karoline Sousa
Formanda em Publicidade e Propaganda, atua na área de marketing relacionado a turismo. Apaixonada por música, gatos e nerdices, acredita no poder da comunicação e da inovação.
Artigos recomendados

Deixe um comentário