Monitoramento de redes sociais – Conheça as principais vantagens e não deixe de fazer na sua empresa!

 Em Marketing

31_10-ii-fw

Você já faz o monitoramento de suas redes sociais? No post de hoje vamos falar porque ele é tão importante e também algumas vantagens que irão trazer para sua empresa de turismo. Confira:

 

Por que monitorar as redes sociais?

Nos dias atuais onde o uso de redes como o Facebook e Instagram só crescem, é comum uma reclamação de um problema que seria facilmente resolvido tomar proporções gigantes e gerar uma grande repercussão negativa. As redes sociais estão aí para aproximar as empresas de seus clientes e o monitoramento ajuda a ver os resultados que você está tendo com seu público, sendo positivos ou negativos, assim, mais fácil identificar suas deficiências para resolvê-las e os pontos fortes em vista a concorrência.


Ferramentas para monitoramento

Existem diversas ferramentas para monitoramento das redes sociais, tanto gratuitas quanto pagas. O Quintly por exemplo, é uma ferramenta gratuita e permite que você acompanhe até três páginas do Facebook. Outra opção muito conhecida e bastante utilizada é o Google Analytics, que além de verificar o desempenho do site ainda possui várias métricas voltadas para redes sociais. Nós temos um post completo sobre as principais métricas do Google Analytics, confira!

Alguns motivos para que você monitore as redes sociais

Sac 2.0:  já falamos aqui no blog a importância de ter um SAC eficiente, e evitar maiores reclamações em redes sociais. Já foi comprovado por meio de uma pesquisa realizada pelo Scup que 47% dos brasileiros preferem ser atendidos por meio das redes sociais, e não por telefone ou e-mail.

Conhecer seus fãs: como já falamos, as redes sociais são um meio de se aproximar de seu cliente e por meio do monitoramento você consegue saber quem de fato são os fãs da sua marca e assim entender suas principais insatisfações e seus pontos fortes, além de facilitar o trabalho na hora traçar suas estratégias de marketing.

Analisar concorrência: analisar as redes sociais dos concorrentes também é uma boa maneira de descobrir suas vantagens e desvantagens em meio ao mercado, e claro, observar como seu público está perante outra empresa do mesmo segmento.

Se você gostou do post de hoje, também temos outro artigo que aborda esse tema, confira!

E você, já faz o monitoramento das suas redes sociais?
Deixe sua opinião nos comentários.
Abraços e até a próxima! :)

Ana Karoline Sousa
Formanda em Publicidade e Propaganda, atua na área de marketing relacionado a turismo. Apaixonada por música, gatos e nerdices, acredita no poder da comunicação e da inovação.
Artigos recomendados

Deixe um comentário