Metodologia ágil: por que utilizar no gerenciamento de projetos de sua empresa?

 Em Marketing

Você sabe o que significa a chamada metodologia ágil? No artigo de hoje você vai entender melhor o termo e como ele pode ajudar na gestão de projetos em sua empresa de turismo!

O que é?

O termo surgiu em 2001 nos EUA durante uma reunião entre desenvolvedores como um meio de lidar com imprevistos ou incertezas no trabalho. A metodologia diz respeito a combinação de práticas que tem o objetivo maior produtividade e rapidez, porém mantendo a qualidade garantindo a satisfação do cliente e é utilizada por grandes empresas na gestão de seus projetos, como Google e Yahoo!

Os conceitos quatro principais são:

  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Indivíduos e interação mais que processos e ferramentas;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano

Todos foram baseados em uma empresa de software, mas pode ser facilmente adaptado ao segmento de sua empresa!

Por que usar?

1-  Organizar as demandas

Você provavelmente já atrasou a entrega de algum projeto por achar que o mesmo seria simples e acabou falhando no planejamento, não é mesmo? Para evitar, a metodologia ágil instrui a estipular os prazos com toda sua equipe presente, deixando todas as metas o mais claras possíveis, além da divisão de tarefas. Esse mini planejamento de entregas é chamado de sprint!  conforme a execução do projeto,você irá avaliar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, se preparando para as próximas!

2- Melhorar a produtividade de sua equipe

Defina a prioridade de seu projeto e quais são as etapas necessárias para seu objetivo. Por exemplo, se sua meta é aumentar o número de conversões, é necessário antes prospectar e nutrir leads, não é mesmo? Sendo assim, avalie a execução de cada etapa antes de partir para a próxima, tendo certeza que foi executada com sucesso. Assim, você cria um modelo pronto, otimizando o tempo e minimizando contratempos em sua equipe.

 

3- Otimizar o planejamento

Aplicando os conceitos da metodologia ágil em seu planejamento, você monitora e garante a execução das tarefas de acordo com o cronograma elaborado! Isso porque em vez de seguir um cronograma “tradicional”, você irá trabalhar com sprints.(planejamento de mini entregas, como citado no primeiro tópico).

 

Por hoje vou ficando por aqui!
Deixe sua opinião nos comentários!
Abraços e até a próxima.

Fontes:
https://resultadosdigitais.com.br/blog/metodologia-agil/

 

Ana Karoline Sousa
Formanda em Publicidade e Propaganda, atua na área de marketing relacionado a turismo. Apaixonada por música, gatos e nerdices, acredita no poder da comunicação e da inovação.
Artigos recomendados

Deixe um comentário