Melhores práticas de Inbound para turismo – Parte II

 Em Marketing, Tecnologia

Aqui no blog da Envision, já falei sobre a metodologia Inbounde sobre como o marketing de conteúdo pode gerar mais tráfego e conversões para o seu negócio. Continuando o assunto, hoje falarei sobre os cinco pilares que sustentam o Inbound. Boa leitura!

OS PILARES DO INBOUND MARKETING

O Inbound é sustentado em 5 pilares. São eles:

  • CRIAÇÃO DE CONTEÚDO
  • CICLOS DE VIDA DE MARKETING
  • PERSONALIZAÇÃO E CONTEXTO
  • PRESENÇA EM MÚLTIPLOS CANAIS
  • MÉTRICAS

CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

Além de oferecer produtos e serviços, as empresas devem oferecer conteúdo gratuito que ajude seus clientes, não clientes e futuros clientes a resolver problemas relacionados ao negócio que a sua empresa está envolvida. Exemplo: se o seu cliente tem dificuldades na escolha de algum pacote e não sabe ao certo como proceder para fazer uma compra, o seu conteúdo deve ajudá-lo neste processo, assim como prover atendimento via telefone ou chat.  É importante que esse conteúdo seja fresco, prático e de extrema utilidade, afim de atrair as pessoas que podem ser seus clientes potenciais.

CICLOS DE VIDA DE MARKETING

Um dos princípios básicos do Inbound é a exatidão, ou seja, entregar a mensagem certa, na hora certa para as pessoas certas. Para isso é preciso perceber que pessoas diferentes precisam de formas diferentes de abordagem, de acordo com cada estágio que estiverem na jornada do comprador. Quer um exemplo? Uma ferramenta de tecnologia, por exemplo precisa passar por várias etapas na metodologia Inbound para, no fim ser vendida. É preciso saber em qual etapa o cliente se encontra, para poder tomar as ações corretas para que ele compre seu produto. Para chegar na venda é preciso que o consumidor seja atraído, convertido para sua estratégia de marketing, para enfim fechar negócio e continuar comprando.

PERSONALIZAÇÃO & CONTEXTO

Os objetivos do seu conteúdo devem também estar alinhados com o que o cliente procura. Personalize sua comunicação de acordo com as preferências das personas que você esteja trabalhando, para evitar que suas mensagens passem despercebidas por quem você pretende atingir.

PRESENÇA EM MÚLTIPLOS CANAIS

Lembrando que seu conteúdo precisa ser visto, cerce seus alvos com presença em canais como blogs, Youtube, Linkedin, Facebook, e-mail e afins. Não esqueça que cada canal possui um tipo diferente de abordagem – é importante respeitar o cliente com o fluxo de recebimento das mensagens, agindo com equilíbrio na distribuição delas.

MÉTR08ICAS

Para saber o que funciona mais e o que não funciona, é preciso fazer o acompanhamento de métricas, e mensurar os resultados, afim de manter o nível de assertividade na estratégia.  Analise quais conteúdos possuem mais visitas, mais compartilhamentos, para saber o que realmente funciona para converter uma lead.

No próximo artigo, falarei sobre as principais ferramentas do Marketing Inbound e sobre como usá-las. Vou ficando por aqui e até a próxima!

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