Internet das coisas e o mercado de turismo

 Em Marketing, Tecnologia

Você já está familiarizado com o termo Internet das Coisas? Se você ainda não conhece, acredite que você ainda vai ouvi-lo muito! No post de hoje vamos falar sobre seu significado e porque é tão importante para a revolução do mercado de turismo!

 

O que é Internet das Coisas?

O termo “Internet da coisas”  ou IoT (tradução de Internet of Things) diz respeito a revolução tecnológica que conecta os itens usados no cotidiano a internet. Você já notou como cada vez mais aparecem objetos conectados a outros dispositivos com internet? Quantos objetos hoje você usa para acessar a internet? Smartphones, Tablets, Notebook, etc. A ideia principal da Internet das Coisas não é exatamente fazer com que você tenha um novo dispositivo para se conectar, mas sim basicamente unir o mundo físico ao digital.

 

O objetivo da Internet das Coisas

Além dos exemplos citados acima (como smartphones e notebooks), existem outros dispositivos que já fazem parte do seu dia-a-dia que estão conectados a internet. Por exemplo, câmeras de segurança ou SmartTvs, onde você acessa serviços online como Netflix, Youtube, etc. A Internet das Coisas tem o objetivo principal de fazer com que a conectividade dos objetos aprimorem seu uso e se tornem mais eficiente ao usuário.

 

A Internet das Coisas e o Mercado de Turismo

Lendo o artigo até agora, talvez você ainda não tenha notado que a Internet das Coisas possa ter alguma maior utilidade para sua empresa de turismo, mas é aí que você se engana! Como já falamos aqui no blog, a geração Millennials está cada vez mais conectada e em busca de maior comodidade. Baseando-se nas preferências da geração Y, para uma empresa se manter no mercado, é necessário se reinventar e usar a tecnologia a seu favor, ou seja, explorar o que pode ser feito a partir da internet para vender mais e oferecer mais conforto a seus clientes. Criar um aplicativo próprio da sua agência de turismo para guiar seu cliente e sugerir roteiros, por exemplo, captar informações do próprio cadastro economizando o tempo do turista,  são alguns bons exemplos de usar a IoT a seu favor e melhorar a experiência dos seus clientes!

 

Por hoje vou ficando por aqui!
Deixe sua opinião nos comentários!
Abraços e até a próxima. :)

Fontes:

http://www.infowester.com/iot.php
http://www.inquesti.com.br/blog/internet-das-coisas-o-novo-canivete-varejo?utm_campaign=jan__recorrencia__blog_posts&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/internet-das-coisas-entenda-o-conceito-e-o-que-muda-com-tecnologia.html

 

Ana Karoline Sousa
Formanda em Publicidade e Propaganda, atua na área de marketing relacionado a turismo. Apaixonada por música, gatos e nerdices, acredita no poder da comunicação e da inovação.
Artigos recomendados

Deixe um comentário