Fidelização de clientes – Por que sua empresa de turismo deve investir?

 Em Marketing

14_12-ii-fw

Você sabia que é mais vantajoso manter um cliente antigo do que conquistar um novo? Um cliente que sempre compra com sua empresa te dá mais lucro do que aquele que pode fazer uma única compra em maior valor, mas não volta mais. E para manter um cliente, não basta apenas oferecer um produto de qualidade, é necessário aquele “algo a mais” que destaca sua empresa da concorrência. No post de hoje trouxemos algumas dicas para que você fidelize seus clientes da sua agência de viagens!

Experiência do cliente com a empresa

Muito se engana aquele que acha que a fidelização acontece apenas na hora da compra! O processo de fidelização deve ser trabalhado a partir do momento que seu cliente se interessa pelos seus produtos e deve continuar até mesmo depois da concretização da compra. Por esse motivo, é tão importante que você trace o perfil da sua persona, estando preparada para atender suas necessidades e contornar suas principais insatisfações desde o primeiro contato. Atualmente, o modo que você vende acaba sendo mais importante o produto em si: a experiência que seu cliente terá com sua empresa deve ser única! 

CRM

O CRM (Customer Relationship Management) ou Marketing de Relacionamento se trata da gestão de relacionamento com o cliente, ou seja, o CRM diz respeito a todas as ações que visam estreitar o relacionamento da sua empresa com o cliente. O Marketing de relacionamento pode ter diversas funções, sendo algumas delas selecionar potenciais cliente, a retenção de clientes, manter clientes antigos e claro, a fidelização. Se você quiser saber mais sobre o assunto confira nosso post explicando o conceito de CRM e também nosso artigo sobre sua importância na sua empresa de viagens.

Programas de fidelização

Programas de fidelização são uma boa maneira de manter seus clientes, mas lembre-se que eles devem ser simples e de fato vantajosos para ambos os lados. Por esse motivo, como já citamos no primeiro tópico, é tão importante que você conheça quem são suas personas, oferecendo algo que de fato seja funcional. Às vezes determinado brinde, um desconto especial para um pacote de viagens ou até mesmo troca de pontos podem fazer a diferença.

Em resumo, o segredo para fidelizar o cliente é estar presente em todas as etapas da venda: desde o momento em que ele se torna um lead e precisa ser nutrido com conteúdo de qualidade (Inbound marketing!) até após a compra. Um simples email solicitando um feedback do produto e do atendimento podem fazer toda a diferença!

Se você gostou do artigo de hoje, confira também quatro táticas de fidelização para usar sua empresa de viagens

Por hoje vou ficando por aqui!
Abraços e até a próxima! :)

Ana Karoline Sousa
Formanda em Publicidade e Propaganda, atua na área de marketing relacionado a turismo. Apaixonada por música, gatos e nerdices, acredita no poder da comunicação e da inovação.
Artigos recomendados

Deixe um comentário