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Facebook: Saiba como gerenciar a página corporativa de sua agência

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O Facebook é a rede social mais popular atualmente e, portanto, o lugar certo para qualquer empresa ganhar visibilidade, divulgar seus serviços, captar novos clientes e fidelizá-los. Mas especialmente para agências de viagens, gerenciar bem uma página nessa rede social traz uma vantagem competitiva enorme. Normalmente, quando uma pessoa pensa em viajar, a primeira coisa que ela faz é pesquisar na web por destinos, informações sobre pacotes, verificar os comentários de amigos que já viajaram e utilizaram os serviços de agências. Por isso, se você estiver na rede social, sua agência é localizada mais rapidamente por essa pessoa, seus serviços são apresentados e você pode interagir com o cliente para auxiliá-lo nos planos de viagem fomentando, assim, o aumento das vendas em sua agência.

No entanto, simplesmente criar uma página no Facebook não significa sucesso para a sua agência de turismo. É preciso que você utilize esse recurso como uma estratégia de marketing, planejando com cuidado suas publicações e ações na rede, a fim de atingir seus objetivos junto ao público-alvo sem prejudicar a imagem de sua marca no mercado. Por isso, conheça a seguir as melhoras práticas para a gestão de sua página no Facebook e aplique-as no seu negócio!

Foque em conteúdo não comercial

O Facebook é uma rede social, voltada para o relacionamento, e não uma página de anúncios. Por isso, você não atrairá clientes se utilizar a página apenas para divulgar sua empresa, apresentar pacotes de viagens e promoções. O marketing em redes sociais é feito de forma indireta, ou seja, você investe em conteúdo interessante, relevante e que agrade ao cliente e, assim, ele se aproxima da sua empresa.

No caso de agências de viagens, publique, por exemplo, dicas de viagens, apresente a cultura de países diferentes, fale sobre comidas típicas e coisas importantes que um turista precisa saber antes de viajar para determinado local. Lembre-se de não publicar textos muito longos (para isso você deve alimentar um blog e compartilhar o link para a leitura com uma chamada atraente) e sempre procurar misturá-los com boas imagens.

Eventualmente, você pode divulgar os serviços e promoções de sua agência, mas não torne isso o foco de sua página. Caso precise fazer isto com mais intensidade, utilize o serviço de anúncios on-line do Facebook. Dessa forma, você atrai mesmo pessoas que não pensam em viajar no momento, mas que se interessam pelo assunto. Com o tempo, essas pessoas criam familiaridade com sua agência e provavelmente se tornarão clientes.

 Nunca deixe um cliente sem resposta

Nunca deixe um cliente sem resposta, mesmo que seja apenas “curtir” o comentário da pessoa. Se alguém faz um comentário em sua página, mostre a essa pessoa que ela é importante para a empresa e responda ao comentário rapidamente. Se for uma pergunta, esclareça. Se for uma sugestão, agradeça e mostre que sua agência está pronta para melhorar. Para comentários que não exigem uma resposta, mesmo assim, “curta-os” para deixar claro à pessoa que você viu o comentário. Para isso, é necessário que você esteja atento às notificações da sua página e tire um tempo diário para atualizá-la.

Quando o caso for um comentário negativo, nunca delete ou entre na discussão. O mais indicado é deixar uma resposta solicitando as informações de contato por mensagem privada para esclarecer o ocorrido. Mas lembre-se de manifestar publicamente para que outras pessoas vejam que a sua empresa foi solícita em atender a um cliente, mesmo diante a uma insatisfação.

Estimule a interação

Se tratando de uma rede social, o foco do Facebook são relacionamentos. Portanto, não deixe isso faltar em sua página e aproxime mais sua agência do público-alvo. Você pode, por exemplo, criar enquetes em sua página questionando quais os lugares que as pessoas gostariam de visitar ou quais que mais gostam. Pode também levantar discussões sobre turismo e procedimentos de viagem, fazendo perguntas aos seus seguidores. É possível ainda que você solicite sugestões para sua agência e os serviços prestados. Tudo isso incentiva que as pessoas interajam com sua empresa e entre elas, fortalecendo sua página como um espaço interessante e fidelizando o usuário a ela.

Interaja em grupos de nicho

Participe de grupos que tratam de assuntos relacionados à sua empresa, como viagens, turismo, mochilões, viagens de aventura, entre outros. Esses ambientes se parecem com fóruns e estão repletos de clientes em potencial. Portanto, acompanhe as discussões e comentários, participando deles com informações úteis ao público daquele grupo. Caso produza conteúdo através de um blog, vale também compartilhar o conteúdo. Assim, sua página se torna mais conhecida e você promove sua agência.

Privilegie seus seguidores

Faça com que seus seguidores sintam que vale a pena seguir sua página. Então, eventualmente, ofereça descontos especiais para quem é seu seguidor, promova sorteios entre essas pessoas e forneça outros diferenciais que mantenham o cliente interessado em seguir sua agência no Facebook. Da mesma forma, quando você privilegia seus seguidores, você estimula que mais pessoas “curtam” sua página em função desses benefícios, aumentando o número de contatos e de potenciais clientes.

Além dessas práticas, não se esqueça de monitorar suas ações. O próprio Facebook tem um recurso de análise de publicações, o Facebook Insights, em que você pode ver quais foram as publicações mais “curtidas” e compartilhadas, bem como o perfil de seus fãs para melhor alinhar a sua estratégia, o horário de pico de acessos dentre outras questões que auxiliarão a conduzir as suas ações de forma mais assertiva.

Você já possui uma página no Facebook para a sua agência de viagens? Como você a gerencia hoje? Invista nessas práticas e potencialize sua estratégia de marketing na rede social. Caso tenha alguma dúvida e queira esclarecê-la, aproveite os comentários abaixo!


3 de junho de 2015 Master Administrador Marketing, Relacionamento com o cliente

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