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Explorando mídias sociais: Como utilizar o Google+ para promover sua agência de viagens

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Dando continuidade aos nossos posts sobre melhores práticas em redes sociais, hoje falaremos sobre o Google Plus. Falando brevemente sobre a iniciativa, o serviço foi lançado em 2011 como “teste de software”, onde os usuários só podiam ingressar através de convites. Após uma demanda imensa de convites, os mesmos foram suspensos, ficando aberto para cadastro de qualquer usuário com mais de 18 anos de idade. Pouco depois, a rede social foi aberta para uma faixa etária mais jovem (acima de 13 anos, nos EUA, Coreia do Sul e Espanha). O objetivo do Google na criação do G+ era incorporar todos os serviços do Google, como Gmail, Youtube, etc em um só canal. Como sabemos, o número de usuários da rede aqui no Brasil ainda é baixo (cerca de 500 milhões), se comparado a outras, como Facebook e Twitter. Mas é nítido que o canal está em crescente expansão, visto que já tem muitas pessoas já se cansando do Facebook. Um relatório divulgado pelo próprio Facebook mostra que muitos jovens (em especial, adolescentes) andam se cansando da rede social, por motivos de privacidade, alcance das publicações, publicidade, entre outros motivos. E rumores indicam que o G+ é a próxima queridinha do mundo das mídias sociais. Por conta disso, elaboramos aqui uma lista rápida com as melhores práticas para usar na page da sua agência de viagens do G+. Confira!

Conteúdo

Certo, isso vale para qualquer rede social, porém há algumas diferenças a serem observadas: o G+ permite o uso de negrito, itálico e outros artifícios para deixar o seu post mais atrativo. Para deixar um trecho em negrito, basta colocá-lo entre asteriscos, enquanto o underscore o deixa em itálico. Lembrando que esses recursos devem ser utilizados com moderação, pense sempre em deixar em negrito alguns poucos pontos importantes, como keywords, por exemplo. Para ver alguns outros atalhos de como formatar seus posts, clique aqui. Fora isso, gere interação entre os seus seguidores: faça alguma pergunta e estimule-os a marcar +1 no post ou comentar.

 

Comportamento dos usuários no G+

De acordo com a Simply Measured, uma das melhores ferramentas de análise de redes sociais:

  • 86% do engajamento acontece em horário de trabalho (entre 5h e 17h);
  • 89% de todo o engajamento acontece durante os dias de semana;
  • Quarta-feira é o dia mais popular para as empresas postarem e para os usuários engajarem com estes posts;
  • O “pico” de engajamento acontece pela manhã, entre 9h e 10h;
  • Apelos visuais são os maiores atrativos

 

Círculos

Está aí um dos melhores recursos do G+: os círculos. De fácil uso, os círculos são ótimos para atingir diferentes tipos de usuário, fazer um contato diferente e publicar informações exclusivas, é uma excelente ferramenta de segmentação. Lembrando que, como uma marca você poderá somente montar círculos com outras marcas, e elas também precisam te acompanhar.

Hangouts

O Hangout é uma poderosa ferramenta, de fácil uso e que traz ótimos resultados imediatos. Os participantes se juntam online ao mesmo tempo, e com uma boa conexão de internet, toda transmissão fica em ótima qualidade e há a possibilidade de reunir até 10 usuários por conexão. A RD Station usa o Hangouts frequentemente para a explicação do uso de sua ferramenta de marketing. Para quem é usuário, vez ou outra os assinantes recebem e-mails com webinars ao vivo via hangouts. É excelente para tirar dúvidas, conversar e alinhar objetivos com seus clientes, parceiros e fornecedores.

Fora isso...

Gmail Corporativo

No gmail corporativo, você tem a autonomia e credibilidade de usar o nome da sua empresa no endereço, mesmo não tendo nenhum domínio. Você pode usar “seunome@suaempresa.com”, sem precisar pagar muito por isso. No plano Google Apps, por exemplo você paga U$5 por mês e tem acesso a endereços de e-mails empresariais, chamadas de voz e vídeo, agendas online integradas, 30G de armazenamento online para a sincronização e armazenamento de arquivos, sites de projeto para criar, suporte, entre outros.

Mensure resultados

Como qualquer outra rede social, por ela você também deve mensurar o que funciona e o que não funciona com os públicos com os quais você interage. O Google Analytics possui recursos que trazem resultados do G+ em perfeita ordem para você analisar.

 

É importante lembrar que a rede está em expansão e pode passar por algumas mudanças ao longo do tempo, mas é imprescindível que sua agência de viagens tenha a carinha lá no G+ para atingir um grupo ou outro que não simpatiza com as outras redes. E você, tem alguma outra sugestão, crítica ou sugestão? Fale conosco! Suas dúvidas podem ser alvo de mais um artigo em nosso blog!


13 de fevereiro de 2015 Master Administrador Outros

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